fbpx Falecimento do Professor Manuel Gusmão | ULisboa

Falecimento do Professor Manuel Gusmão

Share Falecimento do Professor Manuel Gusmão

A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa vêm lamentar profundamente o falecimento do Professor Manuel Gusmão (1945-2023), poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor.

Professor Manuel Gusmão (1945-2023)

Manuel Gusmão foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras, onde começou a leccionar aos 26 anos, e ensinou até se aposentar em 2006. Foi assistente, entre outros, de Vitorino Nemésio. Licenciou-se em Filologia Românica, com uma dissertação dedicada aos poemas dramáticos de Fernando Pessoa; e doutorou-se em Literatura Francesa em 1987 com uma tese sobre a poesia e a poética de Francis Ponge.

Durante os seus anos na Faculdade foi professor de muitos alunos que vieram depois aqui a ensinar, e alguns dos quais orientou formal e informalmente em mestrados e doutoramentos. “Para além dos seus muitos outros méritos, foi sem margem para dúvidas um dos grandes professores de literatura da Faculdade”, refere Miguel Tamen, que foi um dos seus seus muitos alunos de literatura francesa no fim dos anos 70. “Não consigo pensar em certos livros sem me lembrar de como ele falava deles”.

Foi também crítico literário, sobretudo de poesia. Escreveu sobre Fernando Pessoa, Carlos de Oliveira, Nuno Bragança, Maria Velho da Costa, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz. Mais tarde, já aos 45 anos, viria a publicar em nome próprio o seu primeiro livro de poesia (Dois Sóis, A Rosa - A Arquitectura do Mundo), a que se seguiram muitos outros, o libreto da ópera Os Dias Levantados, de António Pinho Vargas, estreada em 1998, e um reconhecimento público generalizado que se traduziu em muitos prémios.

Manuel Gusmão foi membro do Partido Comunista Português, e deputado à Assembleia Constituinte. Em 2019, o Governo português atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural.

Fonte: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa