Passar para o conteúdo principal
Outros

Professor do Instituto Superior Técnico assume presidência de Sociedade Internacional da Tomada de Decisão Multi-Critério

José Rui Figueira vai liderar os destinos da instituição durantes os próximos quatro anos.

A Conferência Internacional da Sociedade Internacional da Tomada de Decisão Multi-Critério, entre 2 e 7 de junho, na Tunísia, foi o contexto para José Rui Figueira, docente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, assumir da presidência da Sociedade Internacional da Tomada de Decisão Multi-Critério (International Society on Multiple Criteria Decision-Making - MCDM). O professor doTécnico foi eleito em 2019, tendo cumprido os últimos quatro anos a função de Presidente Eleito.

“Sinto-me com muito mais responsabilidade uma vez que liderar uma sociedade internacional a isso impõe”, frisava no final de 2019, no contexto da sua eleição.

Hoje reafirma a importância que esta liderança tem para o Instituto Superior Técnico. “É sempre bom ter alguém a liderar uma Sociedade Internacional nesta área, uma vez que na prática todos os problemas são multi-critério e cada vez mais as decisões são tomadas com base numa análise multidimensional, até mesmo as ferramentas de Inteligência Artificial dedicadas ao apoio à decisão têm em contra este aspeto multidemensional”, justifica.

Da longa lista de objetivos que assume para o seu mandato, destacam-se a aposta nos Prémios e nas Conferências da Sociedade, na relação com outras sociedades que trabalham no domínio da tomada de decisão ou relacionadas, assim como a atração de novas gerações de investigadores, o aumento do número de membros e divulgação dos seus resultados nas plataformas da associação. 

A International Society on MCDM tem como missão desenvolver, testar, avaliar e aplicar a metodologia adequada para resolver problemas de decisão com múltiplos critérios, apoiar os decisores e outros atores a resolver problemas de decisão com múltiplos critérios, promover a interação e a investigação científica no estudo de problemas de decisão com múltiplos critérios e cooperar com outras organizações na prática e também no estudo da gestão dessas organizações.

O apoio multicritério à decisão é uma área do conhecimento que utiliza ferramentas analíticas para apoiar os decisores em todo o processo de tomada de decisão. José Rui Figueira tem dedicado sua investigação – no Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEGIST) –  à problemática da escolha e à conceção e experimentação de algoritmos para problemas com estrutura combinatória e multicritério; ao desenvolvimento de novos métodos ou melhoramento dos já existentes e novas metodologias para problemas de ordenação; e ao desenvolvimento de novas metodologias, métodos e algoritmos para problemas de classificação, incluindo técnicos da inteligência artificial e da aprendizagem máquina. As metodologias desenvolvidas têm sido aplicadas em várias áreas tais como: a economia e gestão, medicina e saúde, energia, recursos hídricos, agricultura, planeamento urbano e nanotecnologias.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Consulta Pública | Código de Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio da Universidade de Lisboa
Prémio ULisboa RedeMOV 2024 | Candidaturas até 15 de setembro
Estudantes-atletas da ULisboa premiados nos EUG2024