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Investigação e Desenvolvimento

Projeto do ICS e do MUHNAC da Universidade de Lisboa distinguido pela FLAD

A FLAD vai financiar com 111 mil euros quatro projetos de Instituições de Ensino Superior Portuguesas (IES) que visam desenvolver parcerias para a sua internacionalização, em parceria com universidades dos Estados Unidos. Este apoio será concedido ao abrigo do Programa UP – Ensino Superior, criado pela FLAD para promover e incentivar a internacionalização das Instituições de Ensino Superior portuguesas.

FLAD

Nesta edição do Programa UP – Ensino Superior 2025, o júri selecionou quatro projetos de internacionalização de IES portuguesas que demonstram um compromisso em promover laços institucionais mais profundos entre instituições em Portugal e nos Estados Unidos, e com a internacionalização das suas instituições.

As instituições distinguidas são o Iscte – Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas, a Universidade do Porto – Faculdade de Ciências, a Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Universidade de Lisboa – Instituto de Ciências Sociais que vão desenvolver vários projetos em parceria com universidades americanas.

Conheça melhor os projetos abaixo:

“Atlantic Crossing – Crossing the Atlantic for Scientific and Teaching-Learning Cooperation”

O projeto representa uma colaboração entre a Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e a Bridgewater State University. O principal objetivo é desenvolver especializações conjuntas, programas de pós-graduação e a atribuição de graus académicos conjuntos num futuro próximo em áreas científicas de interesse mútuo, como a Cibersegurança, a Inteligência Artificial e as Language Technologies, a Inovação Empresarial e o Teaching-Learning. Através da colaboração, ambas as instituições poderão tirar partido dos pontos fortes e dos recursos de cada uma, melhorando a qualidade do ensino e da investigação. A proposta também visa desenvolver competências para professores e alunos através do Collaborative Online International Learning (COIL), aplicada em Unidades Curriculares de cursos de graduação de ambas as universidades, com foco nas áreas científicas acima mencionadas.

“Biodiversity, landscape planning, sustainable use of natural resources and agroecology”

O projeto resulta de uma colaboração entre o CIBIO-BIOPOLIS – Research Center in Biodiversity and Genetic Resources EBM (Estação Biológica de Mértola) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Cornell University. Tem como principais objetivos a investigação em biodiversidade, o planeamento paisagístico, a utilização sustentável dos recursos naturais e a formação e mobilidade de estudantes, docentes e investigadores, incluindo a promoção de um programa de licença sabática. Com esta parceria pretende-se ainda a promoção da cooperação entre o Cornell University Museum of Vertebrate, a Universidade do Porto e Estação Biológica de Mértola.

“`(A D)eriv(A): Architecture, Design & Arts Festival”

O principal objetivo do `(A D)eriv(A) Architecture, Design and Arts Festival é estabelecer uma parceria interdisciplinar entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e o Pratt Institute, em Nova Iorque. Pretende construir conhecimento mútuo e criar sinergias para pensar em soluções sustentáveis e mais inclusivas para o território, com o território e no território, através do design como ferramenta de pesquisa. Esta experiência colaborativa no município de Penacova, Coimbra, também pretende sensibilizar o público para uma melhor compreensão do impacto do bom design na vida quotidiana e no bem-estar coletivo, envolvendo as comunidades locais em processos participativos de tomada de decisão e autoconstrução.

“Politics of Public Memory: Inconvenient History, National Identity, and Social Justice in Portugal and the US”

Este projeto é desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) e o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC), em parceria com a George Washington University (GWU), o Slave Wrecks Project (SWP) e o Smithsonian-National Museum of African American History and Culture (SI-NMAAHC). A componente central deste projeto envolve uma investigação comparativa e interdisciplinar sobre como as narrativas de memória pública de “história difícil” estão a ser reproduzidas e discutidas em Lisboa e em Washington DC. Esta abordagem etnográfica será crucial para entender como estas duas instituições (e alguns dos seus parceiros) têm lidado com esta história difícil, ao mesmo tempo que desafiam as narrativas públicas de apagamento da herança africana nos dois países. Os resultados operacionais desta investigação no âmbito educacional incluem duas ações principais. Por um lado procurará proporcionar a professores e educadores de museus as competências pedagógicas e os recursos necessários para ensinar e falar sobre a escravatura e outras histórias difíceis. Por outro, contemplará a criação e oferta de dois cursos universitários para estudantes americanos em mobilidade em Portugal e portugueses.

A FLAD distribuirá 111 mil euros pelos quatro projetos, para a implementação e desenvolvimento das iniciativas planeadas.
 

Fonte: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) 

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