Passar para o conteúdo principal
Ensino

ULisboa bate recorde do Guinness de Maior Aula de Programação do Mundo no Técnico Innovation Center

1668 estudantes aprenderam a programar em simultâneo, no Técnico Innovation Center. A aula foi ministrada por Arlindo Oliveira e Inês Lynce, professores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Rodrigo Girão Serrão, antigo investigador da Escola.

Professores seguram certificado de recorde do Guinness
Henrique Pereira | Instituto Superior Técnico da ULisboa

A certo ponto, a enorme fila para entrar encurvava em torno do Jardim do Arco do Cego, serpenteando ao longo do passeio, e chegava quase à rua Dona Filipa de Vilhena, em Lisboa. Na manhã de 12 de outubro, o Técnico Innovation Center preparava-se para acolher a ‘Maior Aula de Programação do Mundo’, evento organizado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Magma Studio que acabou por quebrar o recorde do Guinness World Records com o mesmo nome, somando 1668 participantes (o mínimo para quebrar o recorde seriam 724). A aula foi ministrada por Arlindo Oliveira e Inês Lynce, professores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Rodrigo Girão Serrão, antigo investigador da Escola.

Ainda antes de se ter obtido a confirmação de que o recorde havia sido estabelecido com sucesso – que viria de uma representante oficial do Guinness World Records, minutos depois -, Rogério Colaço já declarava, no seu discurso perto do fim do evento, que foi a maior aula de sempre dada no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Depois de uma ovação ao facto, o Presidente da Escola declarou o dia como sendo “de celebração do talento jovem”, condição necessária para o desenvolvimento do país.

“É uma enorme alegria termos entrado para o Guinness com este propósito tão nobre: ensinar engenharia a jovens; todos os dias, desde há 113 anos, que o fazemos no Instituto Superior Técnico da ULisboa”, declarou Rogério Colaço já depois do evento. “Esperamos que este recorde hoje atingido inspire ainda mais jovens a estudar e a fazerem connosco um futuro melhor – a informática e, em especial, a programação são ferramentas indispensáveis ao nosso crescimento sustentável enquanto sociedade”, defendeu.

Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, deu uma palavra de parabéns e de agradecimento à organização do evento e aos professores, destacando também que muitos dos representantes das empresas presentes são alumni do Instituto Superior Técnico da ULisboa, “a maior e melhor escola de engenharia do país”. Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio, relembrou que “uma linha de código tem o potencial para ser o início de alguma coisa que muda o mundo” e agradeceu ao Instituto Superior Técnico da ULisboa por ter aceitado o desafio, mostrando-se “um parceiro incrível”.

A iniciativa teve o apoio da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, da Câmara Municipal de Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, juntam-se para bater o Record do Guinness da Maior Aula de Programação do Mundo e ainda o patrocínio de Ana Aeroportos de Portugal, Axians, Deloitte, Galp, Millennium BCP, NOS, NTT Data, Vodafone e Worten são patrocinadores oficiais da “Maior Aula de Programação do Mundo”.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Universidade de Lisboa reconhecida com Selo de Qualidade Academia Voluntária
ULisboa promove sessão sobre sustentabilidade e descarbonização no âmbito do Programa ECO.AP 2030
100 edições da Newsletter ULisboa