Outros

ULisboa recebeu a comunidade académica em festa na Abertura do Ano Académico 2023/2024

No dia 12 de setembro, a Universidade de Lisboa (ULisboa) acolheu a comunidade académica na Cerimónia que marcou o início do Ano Académico 2023/24.

A sessão Solene decorreu na Aula Magna com a presença do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, no ano em que se comemoram os 10 Anos da ULisboa.

A sessão contou com diversas intervenções. A representante dos Estudantes, Patrícia Almeida, destacou cinco 5 preocupações merecedoras de atenção renovada: o apoio à saúde mental dos Estudantes, o combate ao assédio, o combate à xenofobia, a atualização dos currículos académicos e as saídas profissionais, não só para os estudantes nacionais, mas também para os estudantes internacionais que desejam fixar residência e contribuir para o país.

A representante dos Funcionários Técnicos e Administrativos, Dr.ª Margarida Santana Alho, referiu que o que de “mais sólido podemos passar às novas gerações é o exemplo. É a capacidade de luta, a resiliência, a força de acreditar e que é sempre possível alcançar os nossos sonhos.”.

Em representação dos Docentes, a Professora Clara Raposo, partilhou 4 lições da sua aprendizagem: “Abrirmos ao Mundo mas deixando que o Mundo, aqui, encontre alguma coisa que seja também única e genuína.”, “Não descansar” pois “quando o objetivo final é claro, vale a pena”, a terceira lição é de que “A abertura à sociedade é indispensável” (…) “A Universidade tem de conhecer a realidade e os seus defeitos, ser ativa na busca de soluções para os grandes problemas da humanidade e saber comunicar isso mesmo.”. Por fim, a quarta lição é a de que “mesmo nos momentos difíceis, a alegria e o humor são armas poderosas e que as pessoas fazem a diferença. Não são números, não basta contá-las. É preciso saber quem são. O segredo final do sucesso está no entusiasmo e nos detalhes.".

O Reitor da ULisboa, Professor Luís Ferreira, deixou a mensagem de que "Continuaremos a trabalhar para que a marca Universidade de Lisboa não identifique apenas uma Universidade, mas também uma Cidade, um País, uma Cultura. Uma Universidade que valoriza a diversidade dos seus públicos, que estimula o diálogo, que promove um ambiente crescentemente inclusivo, multicultural e multilingue, uma Universidade que seja motivo de orgulho, para todos os portugueses e para todos os falantes de língua portuguesa. Continuaremos a trabalhar na difusão e defesa da língua e da cultura portuguesas e a fortalecer a ligação da Universidade à sociedade. Continuaremos a apostar na internacionalização. Continuaremos a garantir que a Universidade é um espaço de liberdade, de tolerância e inclusão. (…) Uma Universidade ensina-nos a ser bons cientistas, bons técnicos e bons cidadãos. Mas mais do que isso, ensina-nos a sermos pessoas íntegras, genuínas, justas e solidárias (...)”.

No seu discurso, o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu a sua ligação à Universidade de Lisboa: “Foi aqui, há 57 anos, que aprendi a pensar, foi aqui que aprendi a amar, foi aqui que aprendi a decidir, foi aqui que aprendi a escolher os valores da minha vida, foi aqui que aprendi a lutar por causas, foi aqui que aprendi que se deve viver cada dia como se fosse o último. (…) Enquanto Presidente da República termino aqui como comecei: esta Universidade de Lisboa é um orgulho para Portugal!”

No decorrer da Cerimónia foi também prestada homenagem aos aposentados e atuou o Coro Infanto-juvenil da Universidade.

Ao longo do dia, os novos estudantes receberam o seu kit de boas-vindas e desfrutaram das várias atividades que animaram a Alameda da Cidade Universitária. A festa culminou com a Sunset Party que contou com as atuações de Tunas da Universidade, DJ RTCT, Falso Nove e, como cabeças de cartaz, Mundo Segundo & Sam the Kid e Deejay Kamala no fecho da noite.

A Alameda da Cidade Universitária esteve, uma vez mais, repleta de estudantes para o novo início do Ano Académico da Universidade de Lisboa.

Assista aqui ao vídeo da sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024.

Fotografias Duarte Pinheiro | Universidade de Lisboa