Um tributo de amor ao conhecimento ou "Sofia"

Um tributo de amor ao conhecimento ou "Sofia"

Um tributo de amor ao conhecimento ou "Sofia"

Share Um tributo de amor ao conhecimento ou "Sofia"

Da ULisboa para o Mundo, uma história a dois.

Clara e Jorge conheceram-se em 1998 na então Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

“Quando entramos na FPCE-UL não estávamos necessariamente a contar encontrar alguém com quem partilhássemos uma vida, uma filha, e todo um mundo de experiência! Hoje, 22 anos depois, certamente não nos arrependemos de nos termos deixado conhecer na nossa alma mater – em vários formatos!”

Conheceram-se como dizem, em tom de brincadeira, ao “serviço” da academia, eram ambos membros da associação de estudantes, foram partilhando espaços, opiniões até que apareceu um banco nas suas vidas.

“Sim um banco, ao pé do lago da nossa faculdade, e esse banco fez-nos ver que queríamos partilhar mais! Partilhar as vivências da FPCE e tudo o que veio depois um caminho que nos levou juntos à Harvard University nos Estados Unidos para mestrados e doutoramentos, que nos fez regressar ao nosso país e à academia, que nos trouxe a Coimbra, que nos levou a Paris.”

Várias são as histórias que recordam dos tempos de faculdade, “por exemplo, o pior ano da Clara ao nível de notas foi precisamente quando nos juntámos! Porque será?” dizem-nos entre risos.
Recordam as noites de estudo em grupo, as festas e como dizem “Mantemos ainda hoje um grupo de amigos próximos desses tempos, e um par de mentores/professores da FPCE-UL de inspiração, e inevitavelmente nos aparecem histórias de momentos perfeitos.”

“Foi a FPCE-UL que nos juntou, e àquele banco estamos muito agradecidos! Este junho celebramos 20 anos juntos desde o momento mágico neste banco. Celebramos também 40 anos de vida, mas essa parte é para esquecer. Tudo "Bem piroso e lamechas, como o amor deve ser…verdadeiro!" (a la Da Weasel).”

É de sorriso na face que dizem carregar consigo o bichinho da ciência que “começou no belíssimo átrio da FPCE, juntamente com as bolsas, as burocracias, as incertezas, mas também os projetos de glória, as equipas inspiradoras, os investigadores juniores e os alunos.”

Clara e Jorge S. ValentimFotografia: João Lambelho

Reconhecem que o cerne das suas vidas juntas nasceu em torno da ciência e do conhecimento e também que “Por isso tudo, e pela sua intemporalidade e universalidade, a nossa filha não podia deixar de se chamar... Sofia*

*a "sabedoria" (em grego: σοφός; "sofós")