Museu Faraday

Museu Faraday

O 'Museu Faraday', que se encontra em fase de organização no contexto da Área Científica de Eletrónica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), reúne um importante conjunto de c. 600 instrumentos e equipamentos científicos históricos, sobretudo dos séculos XIX e XX.

A maior parte do acervo resulta de décadas de ensino e investigação no IST, nas áreas da Física, particularmente Eletricidade e Magnetismo, da Eletrotecnia, da Eletrónica e das Comunicações (Rádio, TV, Computadores). Encontrava-se disperso, embora parcialmente inventariado no contexto de anteriores projetos de valorização do património do IST. Uma outra parte do acervo resulta de doações particulares, de empresas, mas sobretudo de antigos professores e alunos do IST.

Desde janeiro de 2015 que esse acervo tem vindo a ser recuperado e catalogado. O Museu Faraday, que inaugurou em fevereiro de 2017, conta com sete salas de exposição permanentes e temporárias no Pavilhão de Eletricidade.  Dispõe de módulos interativos e novas tecnologias, para além da apresentação e interpretação da investigação contemporânea do IST a públicos mais alargados, particularmente escolares. Neste contexto, são frequentemente apresentadas experiências pedagógicas de princípios fundamentais da física, eletrotecnia e eletrónica para alunos das visitas de estudo das escolas. 

Morada: 
Av. Rovisco Pais 1, Antigo Pavilhão de Eletricidade
1049-001 Lisboa
Portugal