fbpx TEDxULisboa: "Movido e criado por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas distintas, e que acreditam no poder das palavras" | ULisboa

TEDxULisboa: "Movido e criado por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas distintas, e que acreditam no poder das palavras"

É um evento movido e criado por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas distintas, e que acreditam no poder das palavras.

TEDxULisboa: "Movido e criado por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas distintas, e que acreditam no poder das palavras"

Share TEDxULisboa: "Movido e criado por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas distintas, e que acreditam no poder das palavras"

De 17 a 20 de junho realizou-se o primeiro TEDxULisboa 100% online. Falámos com a Main Organizer, Inês Ferreira, para percebermos qual o balanço desta edição.

Como é que se faz acontecer um evento desta dimensão?

Estou certa de que só se faz acontecer um evento desta dimensão com artilharia de ponta, a equipa certa na frequência certa, envolvida num mar de colaborações fortes com empresas, entidades e pessoas individuais que acreditam no poder da partilha de ideias.

Este ano foi particularmente diferente, incerto e desafiante. Sem a colaboração individual de cada membro e sem a motivação, energia e força da equipa, o evento teria sido adiado ou simplesmente cancelado até que fossem reunidas as condições necessárias à sua realização no formato presencial. Contudo, em equipa, abraçámos o desafio, estimulámos a nossa capacidade de inovação, explorámos novas metodologias e, saindo da nossa zona de conforto, conseguimos dar continuidade e fazer acontecer o evento desta vez, num formato completamente diferente e ajustado às condições impostas pelo momento que vivemos.

Foi um trabalho de 9 meses que teve de ser alterado e adaptado em apenas 2. Sim, um grande desafio. Os protagonistas? Um conjunto de pessoas com pouca experiência e conhecimento em eventos on-line! Foi uma prova superada só possível devido à confiança de todos os nossos participantes, parceiros e oradores que são movidos por um propósito comum: o de espalhar ideias, perspetivas e conhecimento de forma a construir um mundo melhor. Em particular, a nossa casa, a Universidade de Lisboa, sempre esteve do nosso lado com toda a atenção, disponibilidade, apoio e auxílio possível, depositando toda a confiança neste grupo de mais de 40 voluntários estudantes e jovens em início de carreira que se comprometeram a dar o seu melhor. 

Em quê que o TEDxULisboa é um evento diferenciador?

No mundo contemporâneo e nas sociedades em que atualmente vivemos, nada é mais importante do que a compreensão, a partilha de conhecimento, o entendimento mútuo e a consciência das diferentes perspetivas de diferentes pessoas. O TEDxULisboa permite que pessoas com ideias e opiniões diferentes as possam partilhar com o mundo.

É um evento movido e criado por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas distintas, e que acreditam no poder das palavras.

Este evento, com a marca Universidade de Lisboa, é organizado por e para estudantes universitários e jovens em início de carreira, movidos pela vontade de mudar o mundo, sem medo de expandir a sua mente e ver todas as cores, formas e tamanhos que um só tema pode ter.

Este é um ano desafiante para todos e vocês souberam-se adaptar. Qual o balanço que fazem do TEDxULisboa deste ano?

Na edição passada, com o evento presencial, tínhamos a limitação da Aula Magna a 1500 lugares. Este ano, em formato digital, foi possível ter connosco mais de 6000 pessoas nesta experiência virtual. O “xChallenge”, um jogo que decorreu no Instagram do TEDxULisboa, envolveu entidades parceiras e participantes na busca ao combate do ”IGNOVID20”, o vírus da ignorância e que atribuiu mais de 50 prémios (desde estadas a descontos em experiências e viagens).

Nesta edição realizámos a primeira after party, uma experiência com a qual já sonhávamos no passado. A festa encheu a nossa casa digital com toda a comunidade num formato on-line e resultou de uma parceria que acabou por nos permitir estimular a criatividade e a reinvenção das experiências digitais.

Com o evento em formato digital conseguimos também ser mais sustentáveis. O desperdício alimentar foi nulo, a utilização de plástico foi muito reduzida e a utilização de papel foi mantida no mínimo. O desafio será o de manter este controlo em edições futuras.

É ótimo conseguirmos apreciar tudo o que conseguimos fazer diferente e tudo o que conseguimos inovar. Há muitas experiências valiosas que ficaram na memória de todos nós para aplicarmos na nossa vida futura pessoal e profissional! É impressionante o poder da união e a força que uma equipa determinada consegue alcançar. 

Numa frase como descrevem esta edição?

Esta edição, que ocorreu num tempo desafiante e incerto, foi para toda a nossa comunidade (equipa, participantes, parceiros e oradores) o concretizar da  expressão "sair da zona de conforto e inovar" colocando à prova o esforço de equipa, o poder do pensamento e trabalho coletivo. É com um enorme orgulho que podemos dizer que abraçámos o futuro incerto como uma nova oportunidade para nos transformarmos e aprendermos.

Ainda podemos ver as talks? Onde?

Como evento cultural, o TEDxULisboa quis dar a conhecer pessoas de vários backgrounds que exploraram diversificadas temáticas como arquitetura, alterações climáticas, migrações e refugiados, comunicação, futebol, música, distúrbios alimentares, educação e até magia. Desta forma, foi possível que todos conhecessem áreas novas e formas distintas de as ver. É possível assistir ao "palco principal" do TEDxULisboa neste link: https://bit.ly/TEDxULisboa2020. Desafiem-se e inspirarem-se com novas perspetivas!

 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER