Direito
O curso tem por objectivo proporcionar uma formação avançada que dote os participantes das competências necessárias para realizar uma investigação jurídica independente e exaustiva a um nível altamente crítico e reflexivo. O curso privilegia a capacidade de gerar contributos originais para questões jurídicas relevantes.
O principal objectivo desta formação é permitir que os doutorandos prossigam carreiras autónomas de investigação científica e dêem contributos significativos para o desenvolvimento académico e sistemático num domínio jurídico específico.
O programa do 3º Ciclo tem a duração de quatro anos e confere o grau de Doutor em Direito. A fase inicial do programa consiste em dois semestres lectivos centrados no aprofundamento de estudos jurídicos numa perspectiva interdisciplinar. Em simultâneo, os estudantes beneficiam de formação em metodologias de investigação e em competências transversais à investigação.
A fase subsequente do programa estende-se por seis semestres e é essencialmente dedicada à investigação. Sob a supervisão de um orientador, os estudantes devem desenvolver e realizar os seus projectos de investigação, culminando na preparação e defesa da sua tese de doutoramento.
Em termos gerais, este curso oferece uma formação e um apoio abrangentes aos doutorandos, permitindo-lhes realizar uma investigação jurídica autónoma e significativa, ao mesmo tempo que promove o seu crescimento como académicos independentes.
Formação de quadros, altamente qualificados, capazes de contribuir para a melhoria das estruturas e do funcionamento da Justiça em Portugal; Formação de investigadores de grande qualidade na área do Direito, que possam enriquecer a produção científica nacional e internacional; Formação de doutorados que contribuam para a renovação do ensino do Direito; Promoção do desenvolvimento global científico e jurisprudencial do Direito.
Acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao doutoramento os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Direito.