Estudos Africanos

Estudos Africanos

Grau Académico 
Licenciatura
Escola 
Faculdade de Letras
Campus 
Cidade Universitária
Regime 
Diurno
Duração 
6
ECTS 
180
Idioma 
PT
Objetivos 

Esta licenciatura oferece uma formação científica pluridisciplinar de base, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, para a graduação de quadros e especialistas em assuntos relacionados com África. Dá resposta à intensificação das relações entre Portugal e a Europa e o continente africano. É particularmente pertinente pelos laços histórico-culturais que unem Portugal aos Países Africanos de Língua Portuguesa. Este curso conta com a colaboração do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e o apoio institucional do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P.
Esta licenciatura visa dotar os estudantes de instrumentos para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho. Abre, também, caminho para a continuação de estudos em 2.º e 3.º ciclos nas diferentes áreas disciplinares envolvidas. Esta licenciatura permite a realização de estágio curricular.

Saídas Profissionais 
Organismos estatais e internacionais de cooperação; organizações não-governamentais de desenvolvimento (ONGD), de cooperação e solidariedade social; instituições ligadas à diplomacia e relações internacionais; Comunicação Social; actividades económicas, nomeadamente como assessores de empresas privadas e públicas com interesses em África, organismos públicos e privados na área da cultura e promotores da interculturalidade, instituições que investigam sobre questões africanas e instituições educativas (mediação sociocultural nas escolas e associações). O Curso tem um estágio curricular, cujas ofertas têm correspondido a entidades de acolhimento das diversas áreas profissionais elencadas acima.

Acesso nacional 
2020/21

Vagas 
20
Provas de Ingresso 
Uma das seguintes provas: 06 Filosofia ou 09 Geografia ou 11 História ou 18 Português
Nota de Candidatura 
95
Provas de Ingresso 
95
Fórmula de Cálculo da nota de Candidatura 
Média do Secundário 50% + Média das Provas de Acesso 50%
Colocações no ano letivo 
2019/20
Nota último colocado da 1ª Fase 
120.00
Nota último colocado da 2ª Fase 
136.00

Acesso Internacional

Vagas para Estudante Internacional 
4
Propina 1º ano (indicativo) 
3500,00€
Propinas restantes (indicativo) 
3500,00€