fbpx Arquitetura | ULisboa

Arquitetura

Arquitetura

Ciclo de Estudos 
Mestrado Integrado
Escola 
Faculdade de Arquitetura
Campus 
Ajuda
Regime 
Diurno
Duração 
10
ECTS 
300
Idioma 
PT
Data de Acreditação A3ES 
21/02/2024
Prazo de Acreditação A3ES 
6 anos
N.º Registo DGES 
R/A-Cr 55/2024
Data do Registo DGES 
11/04/2024

1

     

Objetivos 

Os objetivos asseguram uma formação geral em Arquitetura, garantindo a aquisição de competências que articulam diferentes áreas disciplinares de expressão técnica, científica, humanística e artística, ligadas ao espaço arquitetónico, à cidade e ao território: aquisição de competências, principalmente de natureza projetual, a desenvolver ao longo do processo de aprendizagem; investigação, ponderação e experimentação de ideias, fatos e conhecimentos arquitetónicos, envolvendo formas de pensamento e expressão científicas, humanísticas e artísticas. Abordam-se programas projetuais progressivamente mais complexos, integrando as múltiplas dimensões (formal, organizativa, material, construtiva, territorial, sociológica), utilizando as ferramentas disponíveis, com o objetivo de potenciar o discurso projetual e
revelar o domínio dos sistemas de referência da cultura contemporânea, estabelecendo compromissos críticos entre a autonomia disciplinar e as especificidades do programa e do lugar.

Saídas Profissionais 
Arquitetos preparados para a conceção, reabilitação e remodelação de edifícios, conjuntos de edifícios, espaços públicos, urbanos, paisagem e território. O âmbito da sua atividade abrange funções distintas que vão da realização de projetos e planos de habitação, de serviços públicos e privados, de equipamentos de cultura e educação, de saúde, desportivos ou industriais, à consultoria, peritagem, gestão e direção de obras. Face aos desafios do mundo contemporâneo, preparamos profissionais capazes de se posicionarem num território profissional e disciplinar que obriga a uma permanente redefinição do âmbito e da natureza da sua intervenção.

Acesso nacional 
2024/25

Provas de Ingresso 
No contingente normal o acesso faz-se através de uma das provas: Desenho, ou Geometria Descritiva, ou Matemática. A partir do ano letivo 2025/2026 no contingente normal faz-se através dos seguintes pares de provas: Geometria Descritiva e Matemática; Geometria Descritiva e Desenho; Desenho e História da Cultura e das Artes Contingente maiores de 23, de acordo com o regulamento publicado no Diário da Republica, 2.ª serie – No 101 de 24 de maio de 2012 – Regulamento no 191/2012 Júri composto por 3 membros que avaliam a) apreciação do currículo escolar e profissional do candidato; b) apreciação da carta explicativa das motivações; c) apreciação do portfolio; d) prova de avaliação da expressão gráfica e discursiva do candidato. Para além destes dois contingentes principais há ainda outros contingentes especiais de ingresso (regiões autónomas, atletas de alta competição, etc), mas com uma expressão mínima no número de alunos admitidos.
Observações: 
Novo ciclo de estudos que irá substituir o MI em funcionamento com a mesma designação.