fbpx 13.ª edição do projeto Observar e Aprender | ULisboa

13.ª edição do projeto Observar e Aprender

28 de Outubro de 2020

13.ª edição do projeto Observar e Aprender

Vai ter início a 13.ª edição do projeto “Observar e Aprender” do 1.º semestre do ano letivo 2020/2021, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Share 13.ª edição do projeto Observar e Aprender

Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados.

Este semestre os docentes continuam a enfrentar grandes desafios na sua atividade docente, quer com o funcionamento de aulas à distância, quer com a adoção de regimes híbridos. Estes desafios reforçam a importância da observação e da partilha de práticas pedagógicas. As mais-valias que se poderá obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

A equipa envolvida na organização deste projeto, pioneiro na ULisboa, engloba representantes do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Psicologia, do Instituto Superior de Agronomia, da Faculdade de Ciências e do Instituto da Educação. Há o objetivo final de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de Escolas da ULisboa em anos letivos futuros.

No próximo dia 28 de outubro de 2020, a partir das 14h, vai realizar-se o Seminário do projeto, através da plataforma Zoom.

Num primeiro momento teremos a participação especial da professora Neuza Pedro, do Instituto de Educação, a apresentar a palestra: “Ensino Online na realidade atual: desafios e oportunidades para o desenvolvimento profissional”. Posteriormente, serão apresentados os resultados do tratamento das grelhas de observação coligidas durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020. Depois, serão discutidos aspetos práticos relacionados com o funcionamento do projeto neste semestre e haverá um tempo para partilha de experiências de colegas que participaram em edições anteriores.

Inscrições no projeto e no seminário (até dia 25 de outubro).

A participação no seminário de dia 28 de outubro é aberta a todos os docentes da ULisboa, mesmo aos que não estão a planear participar no projeto neste semestre.