fbpx Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital | ULisboa

Categoria de Eventos

Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital

2 de Abril de 2020
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital

A Biblioteca do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos organiza o seminário Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital.

Share Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital

O evento destina-se a professores, investigadores, alunos, responsáveis por websites (ex. webmasters, gabinete de comunicação e imagem), criadores de conteúdos para a Web, bibliotecários e arquivistas e tem como objetivo mostrar as funcionalidades avançadas do Arquivo.pt e o seu uso na investigação

Resumo
O Arquivo.pt é um serviço público que preserva conteúdos da Web desde 1996. Armazena milhões de páginas Web arquivadas (cerca de 500 TeraBytes). Os conteúdos são pesquisáveis e podem ser extraídos para fins de memória e investigação. Nesta formação mostra-se como funciona a pesquisa no Arquivo.pt e a API (interface de acesso automático), apontando casos de uso. Pretende-se dar aos participantes as noções básicas para utilizarem o Arquivo.pt como fonte na sua investigação, como registo de memória na comunicação de ciência e como salvaguarda de outputs. Demonstra-se como preservar localmente as suas páginas num formato normalizado, utilizando ferramentas abertas.

Formadores:
Daniel Gomes, gestor do Arquivo.pt, e Ricardo Basílio, curador digital do Arquivo.pt.

Local: Sala de Conferências Jorge Gaspar;
Duração: 90 minutos;
Número de participantes máximo: 40.

Entrada livre, mas sujeita a inscrição até 27 de março.