Categoria de Eventos

atravessar — arte, memória e lugar

atravessar — arte, memória e lugar
24 de Novembro de 2019 a 22 de Fevereiro de 2020
Jardim Municipal de Oeiras

atravessar — arte, memória e lugar

Atravessar é uma exposição de arte pública promovida pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e que resulta a partir de trabalhos realizados por alunos finalistas da Licenciatura de Escultura em 2017, 2018 e 2019.

Share atravessar — arte, memória e lugar

A mostra que terá lugar na frente ribeirinha, jardim municipal e centro histórico de Oeiras, inaugura a 23 de novembro e poderá ser visitada até 22 de fevereiro de 2020. 

Partindo do território e de referências como a paisagem, a memória, a identidade cultural, ou o lugar as intervenções escultóricas estabelecem, pelos enquadramentos e morfologias, nexos e problemáticas que contribuem para uma leitura crítica e estratigráfica das narrativas sedimentadas nos lugares. 

Intervir artisticamente no espaço público implicou pensar, investigar e questionar os sítios para além dos estereótipos e dos lugares comuns, num processo de resignificação de memórias e sentidos que convocam o olhar contemporâneo e convidam a uma perceção dinâmica por parte do público. 

O espaço referencial que promove o atravessar do território além de servir de incentivo à produção artística contemporânea, abre novas perspetivas sobre as referências que constroem as narrativas do tempo, património, memória e identidade dos lugares.