fbpx Cerimónia de atribuição do título de Professor Emérito ao Professor Miguel Arruda | ULisboa

Categoria de Eventos

7 de Fevereiro de 2023
Auditório Lagoa Henriques

Por decisão do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes e com o parecer positivo da Comissão para os Assuntos Científicos do Senado da Universidade de Lisboa, foi decidido atribui o título de Professor Emérito ao Professor Miguel Arruda.

Share Cerimónia de atribuição do título de Professor Emérito ao Professor Miguel Arruda

Miguel Arruda nasce em Lisboa em 1943. Licencia-se em Escultura na Escola Superior de Belas- Artes (1968) onde recebeu os Prémios de Escultura Mestre Manuel Pereira em 1968 e o Prémio Rui Gameiro em 1969, Em 1989 licencia-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. A sua carreira académica inicia-se em 1969 como Professor Adjunto na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, a que se seguem as categorias de Auxiliar, Agregado e Catedrático. De 2004 a 2008, assume a presidência do Conselho Diretivo da Faculdade de Belas-Artes.

Tem participado em diversas conferências em Portugal e no estrangeiro de que se destacam os convites convites internacionais por parte da Universidade de Bolzano, da Universidade de Ascoli Pisceno, da Universidade Frederico II (Nápoles), do Instituto Politécnico de Milão e da Universidade de Barcelona.

O trajeto profissional de Miguel Arruda constrói-se entre a escultura o design e a arquitetura. A partir dos anos 2000, destacam-se internacionalmente as colaborações com a empresa belga Dark e com as empresas italianas B&B, Martinelli Luce e Slamp, para a qual desenvolve desde 2018 projetos na área da iluminação. Em Portugal salientam-se os projetos ‘Cork Wave’ (painéis acústicos) para a empresa Sofalca, o banco ‘Cork Trunk’ e o sofá ‘Cork Block’, para a Corticeira Amorim, a cadeira Spherical para e empresa Movecho, o posto de trabalho ‘Cilindro’ para a Levira, e diversas propostas na área da iluminação para as empresas Exporlux e ILAP.

O trabalho de Miguel Arruda é distinguido com atribuição de mais de trinta prémios Internacionais em Design e Arquitectura. São dignos de destaque o prémio ‘Mies Van der Rohe’ (2011) para a intervenção na Praça D. João de Menezes, em Cascais, os prémios WAF (‘World Architeture Awards’) para o Centro Cultural Bom Sucesso (2009, Vila Franca de Xira) e Pavilhão do Arade (2008, Portimão), o Iconic Award 2016 com a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, o ‘Architeture Masterprize’ para Casa na Fuzeta (2018) e TAP Vip Lounge (2018), o qual é distinguido ainda no mesmo ano com o A´Design Award. Na área do Design destacam-se em 2016 o Red Dot Design Award e o A´Design Award com o sofá de cortiça SPHERICAL produzido pela firma Movecho em 2017. Com os Candeeiros Level e Horizon da linha de Iluminação SUN TILE produzida pela Exporlux vence o ‘Iconic Awards 2017: Interior Innovation, o ‘Red Dot Award 2017’, o ‘Silver A ‘Design Award 2017’ e o Good Design Awards 2017. O banco de cortiça ‘Cork Trunk’ (2019, 2020) vence os prémios A´Design Award 2019, o Good Design Award 2019 e o Architecture Masterprize 2019 na categoria de Design. Destaca-se ainda o ‘New-York Design Awards 2021’ com o candeeiro Lisbon Light produzido pela firma portuguesa ILAP e com o sistema de iluminação Nuvem (2019-2022) produzido pela firma Italiana SLAMP que soma ainda o prémio German Innovation Award 2020, o LIT Design Awards 2020, o European Design Award 2020, o A´Design Awards 2020 e o German Design award 2022.

Mais informações.