fbpx Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional" | ULisboa

Categoria de Eventos

Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional"

13 de Março de 2024
Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional"

A Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional" - 传统太极拳特点和精华, organizada pela Embaixada da R.P. da China em Portugal, tem lugar no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, no dia 13 de Março de 2024, às 16h.

Share Conferência “As características e a essência do Tai Chi tradicional"

“As características e a essência do Tai Chi tradicional” - 传统太极拳特点和精华
Organização da Embaixada da R.P. da China em Portugal
Apoio da Universidade de Lisboa e Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa

O Tai Chi chuan é uma prática física milenar, estruturada, com elevado valor cultural e com benefícios importantes para a saúde e bem-estar.

Com mais de 3.000 anos de história, a origem desta atividade está localizada na China mas a sua difusão mais recente fez dela uma prática globalizada. Os seus movimentos são maioritariamente suaves e lentos que, nas formas mais simples, são acessíveis a qualquer pessoa.

Tem vindo a conquistar espaço em todas as idades, mas sobretudo nas pessoas mais idosas, em virtude da sensação de bem-estar e funcionalidade e dos benefícios fisiológicos que se lhe reconhecem: para o sistema cardiovascular, para o sistema músculo-esquelético, para o sistema neuromotor, e para o controlo do stress e das emoções. A sua prática regular tem benefícios para a funcionalidade no dia a dia, para o equilíbrio, para a memória, para a mineralização óssea, entre muitos outros efeitos positivos.

O Tai Chi tem base no Taoismo e valoriza o equilíbrio entre o ser humano e a natureza, entre o Yin e o Yang, pontos polares nesta filosofia. O estilo Yang, uma das muitas variantes desta prática, caracteriza-se por movimentos suaves, graciosos, circulares e muito fluidos. É uma das cinco principais famílias ou tipos de Tai Chi. Enquanto sistema estruturado de prática, com mais de 200 anos, tem vindo a conquistar adeptos um pouco por todo o mundo.

• Boas vindas, pelo Reitor da Universidade de Lisboa
  • Mensagem do Sr. Embaixador da R. P. da China em Portugal, Sr. Zhang Bentang
  • Breve nota sobre Tai Chi pelo Professor João Barreiros, Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa
  • Conferência pelo Mestre Fu Qingquan “As características e a essência do Tai Chi tradicional”