fbpx Cyberbullying: do Diagnóstico à Prevenção | ULisboa

3 de Outubro de 2013

Cyberbullying: do Diagnóstico à Prevenção

Share Cyberbullying: do Diagnóstico à Prevenção

Em Portugal, tal como noutros países, a problemática do bullying entre crianças e jovens tem vindo a ser objeto de grande atenção por parte da opinião pública e de investigadores de diferentes áreas, designadamente das Ciências da Educação, Psicologia e Sociologia.

Os meios de comunicação têm vindo a dar notícia de situações muito graves relacionadas com o uso das novas tecnologias da comunicação e da informação para fins ilícitos, de entre os quais se destaca a sua utilização, por parte de crianças e jovens, para perseguir e molestar sistematicamente colegas de escola e outros. Estas novas formas de violência, a que damos o nome de cyberbullying, ampliam as consequências do bullying tradicional. O projeto Cyberbullying - Um diagnóstico da situação em Portugal (apoiado pela FCT) teve como objetivo estudar esta problemática, tendo em conta diversas variáveis e diferentes regiões do país.

No presente seminário a equipa do projeto pretende dar a conhecer os principais resultados dos diversos estudos realizados no âmbito do mesmo e confrontá-los com investigações e experiências afins que tiveram lugar em contexto nacional e internacional. Pretende-se, ainda, divulgar um conjunto de recursos úteis tais como o e-Book «Agir contra p Cyberbullying», para a prevenção e intervenção nas escolas, nas famílias e noutras instituições.

Data: 22 de outubro de 2013
Hora: 9h30-17h30