fbpx Doutoramento Honoris Causa de Jorge Alberto Costa e Silva e Luis Portela | ULisboa

Categoria de Eventos

Doutoramento Honoris Causa de Jorge Alberto Costa e Silva e Luis Portela

Doutoramento Honoris Causa de Jorge Alberto Costa e Silva e Luis Portela
9 de Setembro de 2021
11:00
Online

Doutoramento Honoris Causa de Jorge Alberto Costa e Silva e Luis Portela

A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Medicina, vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Jorge Alberto Costa e Silva e Luis Portela.

Share Doutoramento Honoris Causa de Jorge Alberto Costa e Silva e Luis Portela

No atual contexto da situação de Pandemia por COVID-19, a assistência à Cerimónia será online.

Biografia de Jorge Alberto Costa

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro e especialista em neurociências no Instituto Karolinska em Estocolmo.  Professor catedrático de Psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ onde chegou a Diretor da Faculdade de Medicina e Vice-Reitor da Universidade.

Tem importante carreira internacional, tendo sido Presidente da Associação Mundial de Psiquiatra, da Associação Mundial de Psiquiatria Social, da Associação Mundial de Psicoterapia Médica e da Fundação Internacional de Saúde Mental.  Foi Diretor Executivo Internacional da OMS em Genebra. Professor e Chairman da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque e de Miami (USA). 4

Realizou centenas de missões, conferências, cursos e congressos em 142 países. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina e em 2019 organizou uma reunião com a Academia de Medicina de Portugal. Membro honorário da Academia de Medicina de Portugal e de inúmeras outras Academias de Medicina como Academia Brasileira de Filosofia, Academia Internacional de Ciências e Academia de Médicos Escritores.

Tem mais de 300 artigos escritos e inúmeros livros publicados. Realizou inúmeras pesquisas, destacando o papel do lítio na depressão unipolar e a descoberta do transtorno de pânico. Inúmeras condecorações, entre elas a Ordem Nacional do Mérito Médico no Brasil e na França, a Ordem Nacional de Educação, Ordem Nacional do Mérito e Legião de Honra. Disguinshed e Honorary Fellow da Associação Americana de Psiquiatria e da Associação Mundial de Psiquiatria.

Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a International Writers and Artists Association. Descendente de Portugueses, tem laços muito estreitos com Portugal onde ministrou cursos e conferências nas Faculdades de Medicina da Universidade de Lisboa, do Porto e de Coimbra. Hoje é Presidente do Instituto Brasileiro do Cérebro, Membro do Conselho de Ex Presidentes da Academia de Medicina do Brasil, da Associação Mundial de Psiquiatria e Diretor Senior da OMS. Vive hoje em Portugal onde é Diretor Médico e Científico da GERMED.

Biografia de Luis Portela

Nascido em 1951 no Porto, é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Exerceu atividade clínica e docente universitária apenas nos primeiros anos da sua carreira, optando depois por se dedicar à empresa de sua família - Bial -, de que foi CEO (1979 - 2011) e chairman (2011 - 2021). Em 2021 retirou-se da vida profissional, para se dedicar à Fundação Bial, a que preside, à leitura, à escrita e à família.

Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec.

Sob a sua presidência, Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação de origem portuguesa, operando atualmente em 60 países. No Grupo Bial criou e desenvolveu um Centro de Investigação, especializado na investigação de novos fármacos, onde foram criados os dois primeiros medicamentos de investigação portuguesa a serem lançados no mercado global: um antiepilético em 2009 e um antiparkinsoniano em 2016.

Em 1994 criou, conjuntamente com Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. A Fundação teve desde então mais de 1.600 bolseiros em investigação científica em Neurociências e em Parapsicologia, de 29 países. Também atribui três prémios - o Prémio Bial de Medicina Clínica, o Bial Award in Biomedicine e o Prémio Maria de Sousa, este último em parceria com a Ordem dos Médicos.

Publicou dez livros, sendo os mais recentes “Ser Espiritual - Da Evidência à Ciência”, em 30ª edição, “Da Ciência ao Amor”, em 13ª edição, e “The Science of Spirit”, publicado este ano nos EUA pela Toplight/McFarland.

Entre outras distinções, é Comendador da Ordem do Mérito e Grã-Cruz das Ordens do Mérito e da Instrução Pública; Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Cádis, da Universidade do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; e Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos EUA.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER