fbpx Eng.º António Guterres distinguido com Doutoramento Honoris Causa | ULisboa

Categoria de Eventos

Eng.º António Guterres distinguido com Doutoramento Honoris Causa

António Guterres distinguished with Honorary Doctorate Degree
19 de Fevereiro de 2018
Aula Magna, Reitoria da ULisboa

Eng.º António Guterres distinguido com Doutoramento Honoris Causa

Hoje pelas 10h30, a Universidade de Lisboa atribuirá o título de doutor Honoris Causa ao Eng.º António Guterres, por proposta do Instituto Superior Técnico.
Acompanhe aqui a cerimónia em direto.

Share Eng.º António Guterres distinguido com Doutoramento Honoris Causa

António Guterres nasceu em Lisboa em 1949 e licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica em 1971 pelo Instituto Superior Técnico, assumindo posteriormente a posição de assistente da disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais. Enquanto professor convidado, foi responsável pela criação das cadeiras de Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Seminário sobre Inovação em 2003/2004.

O percurso político de António Guterres conta com mais de 20 anos ao serviço público.

Foi Primeiro-Ministro de Portugal entre 1995 e 2002, período em que também assumiu a defesa da independência de Timor-Leste. Guterres foi ainda membro do Conselho de Estado Português, entre 1991 e 2002, e deputado da Assembleia da República durante 17 anos, tendo sido eleito a primeira vez em 1976. Na Assembleia da República foi responsável por pastas como Economia, Finanças, Planeamento, Administração Territorial e Ambiente.

No palco internacional foi responsável, enquanto Presidente do Conselho Europeu, em 2000, pela adoção da Agenda de Lisboa e um dos responsáveis pela primeira Cimeira União Europeia-África. Entre 1981 e 1983 foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu, no qual presidiu ao Comité para a Demografia, Migração e Refugiados. Seria precisamente no campo dos refugiados que António Guterres teria o seu mais forte impacto social. De junho de 2005 a dezembro de 2015 foi Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, tendo sido o seu mandato marcado por profundas crises como os conflitos na Síria e no Iraque e as crises no Sudão do Sul, Yemen e República Centro Africana, que originaram a maior vaga de refugiados desde a II Guerra Mundial, com mais de 60 milhões em 2015.

A 1 de janeiro de 2017 António Guterres foi eleito Secretário-Geral da ONU.