Categoria de Eventos

Eng.º António Guterres distinguido com Doutoramento Honoris Causa

António Guterres distinguished with Honorary Doctorate Degree
19 de Fevereiro de 2018
10:30
Aula Magna, Reitoria da ULisboa

Eng.º António Guterres distinguido com Doutoramento Honoris Causa

Hoje pelas 10h30, a Universidade de Lisboa atribuirá o título de doutor Honoris Causa ao Eng.º António Guterres, por proposta do Instituto Superior Técnico.
Acompanhe aqui a cerimónia em direto.

António Guterres nasceu em Lisboa em 1949 e licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica em 1971 pelo Instituto Superior Técnico, assumindo posteriormente a posição de assistente da disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais. Enquanto professor convidado, foi responsável pela criação das cadeiras de Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Seminário sobre Inovação em 2003/2004.

O percurso político de António Guterres conta com mais de 20 anos ao serviço público.

Foi Primeiro-Ministro de Portugal entre 1995 e 2002, período em que também assumiu a defesa da independência de Timor-Leste. Guterres foi ainda membro do Conselho de Estado Português, entre 1991 e 2002, e deputado da Assembleia da República durante 17 anos, tendo sido eleito a primeira vez em 1976. Na Assembleia da República foi responsável por pastas como Economia, Finanças, Planeamento, Administração Territorial e Ambiente.

No palco internacional foi responsável, enquanto Presidente do Conselho Europeu, em 2000, pela adoção da Agenda de Lisboa e um dos responsáveis pela primeira Cimeira União Europeia-África. Entre 1981 e 1983 foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu, no qual presidiu ao Comité para a Demografia, Migração e Refugiados. Seria precisamente no campo dos refugiados que António Guterres teria o seu mais forte impacto social. De junho de 2005 a dezembro de 2015 foi Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, tendo sido o seu mandato marcado por profundas crises como os conflitos na Síria e no Iraque e as crises no Sudão do Sul, Yemen e República Centro Africana, que originaram a maior vaga de refugiados desde a II Guerra Mundial, com mais de 60 milhões em 2015.

A 1 de janeiro de 2017 António Guterres foi eleito Secretário-Geral da ONU.