Congressos e Conferências

Equity Implications of Transport Fares: Insights from Lisbon and Rio de Janeiro

A RedeMov da Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a Conferência “Equity Implications of Transport Fares: Insights from Lisbon and Rio de Janeiro” no dia 23 de fevereiro, às 17h, no Auditório do TTC@ULisboa , contando, como oradora, com Kelli Silver, doutoranda em Estudos de Desenvolvimento e Investigadora Integrada no CEG do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).

Equity Implications of Transport Fares: Insights from Lisbon and Rio de Janeiro
Enquadramento da Conferência
O preço das tarifas influencia significativamente as decisões individuais de viagem, afetando destinos, horários e a opção pelos modos de transporte. Nesta discussão, aprofundamos as dimensões de equidade das tarifas dos transportes públicos, com base nas paisagens urbanas de Lisboa e do Rio de Janeiro. Exploramos as intersecções com características individuais e estruturas socioeconómicas mais amplas, lançando a luz sobre os impactos sentidos por diversos grupos demográficos e territoriais. Estes conhecimentos oferecem perspetivas valiosas sobre os potenciais benefícios e encargos das reformas tarifárias, sublinhando a necessidade de políticas de transportes inclusivas que dêem prioridade à acessibilidade para todos.

Kelli Silver é doutoranda em Estudos de Desenvolvimento, bolseira da FCT, e Investigadora Integrada (não doutorada) no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Licenciada em Ciência Política pela Universidade de Tulsa e mestre em Estudos Internacionais pela Universidade de Oklahoma, Kelli orientou a sua carreira académica para o estudo das desigualdades urbanas, com foco nos transportes públicos, políticas tarifárias e equidade nos transportes. Kelli é autora de duas publicações recentes em revistas internacionais e tem sido reconhecida com vários prémios, especialmente em relação à sua tese de mestrado. Além disso, apresentou a sua investigação em várias conferências internacionais.

Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”
redeMOV organiza as “Conversas à Sexta”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.

Auditório do TTC@ULisboa