fbpx Explica-me como se tivesse cinco anos – Gonçalo Figueira | ULisboa

Categoria de Eventos

Explica-me como se tivesse cinco anos – Gonçalo Figueira

Explica-me como se tivesse cinco anos – Gonçalo Figueira
19 de Dezembro de 2020
15:00
Online

Explica-me como se tivesse cinco anos – Gonçalo Figueira

Qual é a luz mais brilhante que existe? Para conseguirmos resolver este mistério, temos que começar por perceber o que é a própria luz. Para isso, vamos navegar pelas ondas, viajar até ao interior do átomo e perceber o que é que os violinos têm a ver com isto tudo!

Share Explica-me como se tivesse cinco anos – Gonçalo Figueira

No sábado, dia 19 de dezembro de 2020, teremos Gonçalo Figueira, investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico para nos ajudar a responder a estas e outras perguntas.

Envie-nos a sua pergunta – ou a dos seus filhos – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

Biografia
Gonçalo Figueira é professor no Departamento de Física do IST e investigador no Grupo de Lasers e Plasmas, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN). Obteve a licenciatura em Engenharia Física Tecnológica e o Doutoramento em Física pelo IST. É especialista em óptica e lasers e dedica-se a investigar como criar, medir e utilizar impulsos laser de muito alta intensidade. É coordenador da atividade experimental desenvolvida no Laboratório de Lasers Intensos do IST, membro do Roteiro de Infraestruturas da FCT. Tem-se empenhado em diversas iniciativas de comunicação de ciência, para diferentes tipos de público, sendo responsável por esta atividade no IPFN. Além da física, dedica-se à síntese de sons e composição de música eletrónica.

Sobre o programa
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Instituto Superior Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.

As conversas decorrem aos sábados, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER