Congressos e Conferências
Cursos e Workshops

FATAL | O que fica do Teatro Académico?

No dia 18 de maio, às 18h, realiza-se a tertúlia "O que fica do Teatro Académico?".

FATAL | O que fica do Teatro Académico?

A função principal de um arquivo é manter a memória viva. Um arquivo implica um espaço físico com condições de preservação de diferentes materiais. Documentos, figurinos e cenários são apenas alguns dos elementos de que vive a prática teatral. Em 2019, no âmbito da 20.ª edição do FATAL, durante uma tertúlia sobre este tema, foram lançadas algumas questões:

Como preservam, ou não, os grupos de Teatro Académico o seu espólio?

Estará a memória do Teatro Académico comprometida?

Procurámos respostas  junto de grupos de Teatro Universitário portugueses, através de um questionário que permitiu recolher dados concretos sobre a existência ou não destes arquivos, bem como do tipo de materiais que os constituem e da forma como estão armazenados e catalogados.

Oradores:

• Margarida Adónis Torres (Desde 2000 que é docente na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde tem vindo a lecionar disciplinas na área do Teatro, em várias licenciaturas e mestrados)
  • Ricardo Seiça (Antropólogo e performer de formação)
  • Ana Bigotte Vieira (Faz parte da equipa do Teatro do Bairro Alto como programadora de discurso)

Assistir online

Temas: