fbpx Formação em Comunicação de Ciência | ULisboa

26 de Abril de 2023 a 28 de Abril de 2023
Reitoria da Universidade de Lisboa

Formação em Comunicação de Ciência

Um estímulo adicional para desenvolver a formação em comunicação de ciência, assim como fomentar o diálogo entre a ciência e a sociedade.

Share Formação em Comunicação de Ciência

Esta formação é dirigida apenas aos inscritos na Competição Universitária 3 Minutos de Tese da ULisboa.

26 ABR 27 ABR 28 ABR
09:00 - 12:00   Workshops paralelos ABC Workshops paralelos ABC
12:00 - 14:00 Almoço livre Almoço livre Almoço livre

Debate: Comunicação de Ciência - escrita, oral e visual

Moderação: Ana Moutinho
Intervenientes: Teresa Firmino (Público);
Ana Delicado (ICS); Zita Martins (IST)

Workshops paralelos ABC

Take-homes
Local: Salão Nobre

Workshop A | Escrita de ciência para públicos leigos/princípios de jornalismo de ciência
Se a comunicação de ciência é fundamental entre pares, ela é igualmente importante quando se dirige a outros públicos. Comunicar ciência para toda a gente é tudo menos simples. Neste módulo falar-se-á de comunicação de ciência e jornalismo de ciência, de jargão científico ou do que fazer e do que não fazer. Haverá dicas e alguns exercícios práticos.
Formadores: Teresa Firmino (Público), Sílvio Mendes (IST), Marta Santos (Faculdade de Ciências)
Local: Sala de Conferências

Workshop B | Comunicação visual em ciência/slides e posters, outros suportes visuais
O Workshop de Comunicação Visual de Ciência tem como objetivo demonstrar aos participantes: a Importância da Imagem na Ciência, os Princípios de Design Gráfico e os Elementos Visuais em Ciência. Na componente prática, serão realizadas dinâmicas de criação, desenvolvimento criativo e aplicação dos princípios apresentados. Através dos exercícios desenvolvidos pelos participantes, pretende-se sensibilizar para a importância do pensamento visual e para a necessidade da criação de conteúdos de comunicação visual de ciência estruturados em princípios elementares de design gráfico.
Formadores: Luís Morgado (ITQB), Célia Rodrigues (Público), Daniel Rocha (Público)
Local: Sala de Reitores

Workshop C | Comunicação oral em ciência/apresentações para audiências, narrativas e linguagem não verbal
Falar em público, para três ou para trezentas pessoas, é algo que todos os cientistas enfrentarão um dia. As comunicações orais são celebrações da presença e nesta workshop vamos treinar o palco, as formas de construção da storyline, e a utilizando, ou não, de suportes visuais que aumentam uma experiência única de partilha.
Formadores: Joana Lobo Antunes (IST), Ana Moutinho (ISEG)