fbpx "Ibéricas - Mulheres e mediação cultural no espaço peninsular" | ULisboa

"Ibéricas - Mulheres e mediação cultural no espaço peninsular"

23 de Novembro de 2022 a 25 de Novembro de 2022
Sala B112C, FLUL

"Ibéricas - Mulheres e mediação cultural no espaço peninsular"

Este colóquio pretende aproximar investigadores e investigadoras de diversas disciplinas que trabalhem sobre mulheres cuja obra ou pensamento tenha circulado em diversas áreas geoculturais no espaço ibérico,  que tenham estabelecido redes pessoais, profissionais, académicas ou criativas além das próprias fronteiras linguísticas ou nacionais ou que tenham refletido ou escrito sobre as relações culturais, históricas e políticas intra-ibéricas.

Share "Ibéricas - Mulheres e mediação cultural no espaço peninsular"

O colóquio aborda todas as áreas geoculturais e linguísticas da Península Ibérica, incluindo os territórios insulares, de acordo com as seguintes linhas de pesquisa:
-Aproximações comparativas à obra de autores ibéricos;
-Mulheres e/nos movimentos ibéricos contemporâneos;
-Recepção e tradução/adaptação intra-ibérica de obras de mulheres;
-O papel das mulheres como tradutoras e mediadoras culturais no contexto ibérico;
-As mulheres nas artes visuais, performativas e cinematográficas na Península Ibérica, e as suas trocas e relações;
-Redes de amizade e colaboração entre mulheres do espaço ibérico;
-Epistolários de mulheres ibéricas;
-Encruzilhada entre os movimentos feministas ibéricos desde o início do século XX até à atualidade.

Convidados:
Leslie J. Harkema (Baylor University)
João Gomes Esteves (Historiador - Investigador Independente

Mais informações.