fbpx IX Jornadas IGOT dos Professores de Geografia | ULisboa

IX Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

9 de Setembro de 2021 a 11 de Setembro de 2021

IX Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) é a maior instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia.

Share IX Jornadas IGOT dos Professores de Geografia

Muitos dos professores de Geografia são seus antigos alunos. Por outro lado, o Centro de Estudos Geográficos, que integra o IGOT, é o principal centro de investigação portuguesa, com sucessivas classificações de Excelente ou de Muito Bom e, em 2021, é um dos centros cofundadores do Laboratório Associado “Terra: Laboratório para a Sustentabilidade do Uso da Terra e dos Serviços dos Ecossistemas”. O IGOT, através do seu Centro de Formação, assume, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia portugueses, mas também de áreas disciplinares afins.

Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia. A pandemia trouxe as inevitáveis limitações quanto ao contacto presencial e ao trabalho de campo, mas propicia a participação, por outro lado, de docentes residentes em áreas mais distantes. As Jornadas continuam a constituir um espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos docentes da disciplina do ensino básico e secundário, no diálogo com vários dos principais investigadores portugueses de Geografia.