fbpx Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa 2023 | ULisboa

Categoria de Eventos

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa 2023

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa 2023
28 de Novembro de 2023
Faculdade de Farmácia – Auditório Maria Odette Santos-Ferreira

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa 2023

A Universidade de Lisboa organiza a 2ª edição das Jornadas Pedagógicas, que têm lugar no dia 28 de novembro de 2023, no Auditório Maria Odette Santos-Ferreira da Faculdade de Farmácia da ULisboa.

Share Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa 2023

Este evento tem como principal objetivo reunir estudantes, docentes e investigadores, mas também trabalhadores técnicos e administrativos da ULisboa, para discutirem temas de interesse comum e reforçar laços de interconhecimento e cooperação. Embora as Jornadas se destinem sobretudo ao debate interno, são abertas à participação de oradores e convidados provenientes de outras instituições.

“Os desafios da docência no Ensino Superior – a importância da relação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem” serão o tema desta edição das Jornadas Pedagógicas da ULisboa.

A relação pedagógica é um pilar fundamental no Ensino Superior. A sua influência no bem-estar de docentes e estudantes, assim como o seu impacto positivo no alcance dos resultados de aprendizagem e na promoção de um ensino de excelência, estão já amplamente comprovados (Hagenauer, Muehlbacher & Ivanova, 2023). Um ambiente de confiança, respeito, inclusão, empatia e aceitação motiva os estudantes e promove aprendizagens significativas. Apesar das evidências que suportam a sua importância, verifica-se que a docência continua frequentemente a ser conceptualizada apenas em termos do domínio dos tópicos lecionados, das estratégias pedagógicas adotadas e da conformidade com as regras institucionais, negligenciando a relação pedagógica no processo de Ensino-Aprendizagem (Bethere, Pavitola & Ulmane-Ozolina, 2014).

A Reitoria da Universidade de Lisboa convida a sua comunidade académica a refletir sobre a importância da relação pedagógica nas suas diversas dimensões, discutindo e partilhando estratégias que possam conduzir a uma experiência de ensino superior de excelência.

Uma palestra convidada e duas mesas-redondas enquadram a discussão e a partilha de desafios, práticas e experiências. As Jornadas encerram com um conjunto de sessões paralelas onde os participantes serão chamados a discutir outros temas atuais e desafiantes.

 

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia.

Considerando o trabalho que se pretende desenvolver em algumas das sessões paralelas, haverá um limite de participantes. Por isso, deve ser indicada a ordem de preferência para participação, no momento de inscrição.

 

Programa

09h00 Receção dos participantes
09h30 Sessão de Abertura e Palestra convidada
Luís Ferreira (Reitor da Universidade de Lisboa)
Patrícia Rosado Pinto - Promover aprendizagens significativas - o grande desafio (PDF da Apresentação)
11h00 Coffee-Break
11h30 Sessão 1: Relação pedagógica com TODOS os estudantes. Inclusão e diversidade. Realidades, Desafios e Partilha de Práticas.
Moderador: Telmo Baptista (FP - ULisboa)
Frederico Oliveira Pinto (Nova SBE – Inclusive Community Forum)
Ana Rodrigues (FMH – ULisboa)
Ana Sofia Freire (IE – ULisboa)
Cláudio Pina Fernandes (FC – ULisboa)
Diogo Elias (Estudante FC – ULisboa)
Margarida Gaspar de Matos (FM – ULisboa)
13h00 Pausa para almoço
14h30 Sessão 2: Estratégias de comunicação na docência
Moderador: Ana Rita Tomé (FC – ULisboa)
Sofia Sá (Consultora e Formadora Pedagógica)
António Jarmela (Estudante IST – ULisboa)
Célia Figueira (FP – ULisboa)
Maria Matos Silva (ISA – ULisboa)
Solange Gil (FMV – ULisboa)
Sónia Gonçalves (ISCSP – ULisboa)
16h00 Coffee-Break
16h30

Sessões paralelas

Sessão 1. Metodologias ativas, relação pedagógica e introversão: Uma tríade inesperada (workshop)
Sala C.2.5
N.º máximo de participantes: 40
Sofia Sá (Consultora e Formadora Pedagógica)

Sessão 2. Ferramentas de Inteligência (Artificial e Não-Artificial) na Prática Pedagógica
Auditório Maria Odette Santos-Ferreira
Moderador: Rita Sousa (ISEG – ULisboa)
Pedro Lima (IST – ULisboa)
Ana Pedro (IE – ULisboa)
Jussara Rowland (ICS – ULisboa)
Rita Queiroz de Barros (FL – ULisboa)
Mariana Diniz (FL – ULisboa)
Cátia Pesquita (FC – ULisboa)


Sessão 3. Inquéritos Pedagógicos
Sala C.3.3
N.º máximo de participantes: 40
Moderador: João Peixoto (Vice-Reitor, ULisboa)
Teresa Peña (IST – ULisboa)
Luís Carvalho (FMV – ULisboa)
Paula Soares (ISA – ULisboa)
Nuno Marques da Costa (IGOT – ULisboa)
Carmen Cavaco (IE – ULisboa)
Ana Raquel Rodrigues (Estudante FM – ULisboa)
Maria José Cunha (Reitoria)

18h00

Encerramento

 


Palestra

Promover aprendizagens significativas - o grande desafio (PDF da Apresentação)

A docência tem vindo a ganhar papel cada vez mais importante numa universidade em constante mudança e crescente complexidade.
Todas as recomendações a nível nacional e internacional, baseadas sobretudo no que já se sabe sobre a forma como aprendemos e nas necessidades cada vez mais exigentes do mundo fora dos muros da academia, apontam para um ensino ao serviço da aprendizagem e para sermos capazes de colocar o estudante no centro do ato pedagógico. São preocupações que merecem a concordância de todos.
Porém, na prática, na nossa atividade académica real, o que significam estas recomendações? O que é pedido, em termos de ensino e de aprendizagem, às nossas instituições? Será que este discurso, corresponde a conceitos sólidos e a práticas contextualizadas, discutidas, partilhadas, viabilizadas? Em que consiste, de facto, a profissionalidade docente no Ensino Superior, hoje em dia?
Tentaremos levantar questões e partilhar desafios e oportunidades. Baseamos a nossa apresentação em preocupações e exemplos emergentes de uma prática profissional dedicada ao desenvolvimento de competências pedagógicas no ensino superior.

Nota biográfica

Patrícia Rosado Pinto foi Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da Escola Doutoral da NOVA - NOVA Doctoral School. Também coordenou o Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes desta universidade, onde foi responsável pela oferta de formação pedagógica e pela produção de material pedagógico de suporte à atividade educativa.
É doutorada em Ciências da Educação (Formação de Professores) e, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa/NOVA Medical School (NMS), exerceu durante mais de vinte anos a função de Diretora do Gabinete de Educação Médica. Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de Desenvolvimento Profissional de docentes e, no domínio da Educação Médica Continuada, em atividades de consultoria, tanto na Europa, como nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
As suas áreas de interesse e de publicação são a Educação Médica e o Ensino e a Aprendizagem no Ensino Superior.


Workshop

Metodologias Ativas, Relação Pedagógica e Introversão: Uma Tríade Inesperada

A introversão de docentes e estudantes pode ser vista como um obstáculo à implementação de metodologias ativas no Ensino Superior. Neste workshop, vamos descobrir o que é a introversão, como podemos fazer dela um trunfo em ambientes ativos e como podemos criar um ambiente seguro de participação, tanto para docentes como estudantes, salvaguardando e potenciando a base de toda a aprendizagem: a Relação Pedagógica.

 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER