fbpx Les Nuits D'Été - Orquestra da Toscana | ULisboa

13 de Outubro de 2023
Aula Magna da Universidade de Lisboa

Les Nuits D'Été - Orquestra da Toscana

O Concerto "Les Nuits D'Été" da Orquestra da Toscana, da Temporada Darcos, decorre na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 13 de outubro, às 21h. Este concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

Share Les Nuits D'Été - Orquestra da Toscana

O programa deste concerto tem um irresistível toque a uma suave brisa de verão. E que melhores intérpretes para esse deleite contido do que a Orquestra da Toscana, fundada em Florença em 1980, e a soprano Eduarda Melo com a sua voz expressiva e quente?

De Nuno Côrte-Real (n. 1971) ouviremos Songs of Love and Nature, op.42C, um arranjo para orquestra de cordas de 3 canções originais do Livro de Florbela, op.42, I. Exaltação, III. Os versos que te fiz e V. Num postal.

Segue-se Les nuits d’été, op.7 de Hector Berlioz (1803-1869), ciclo de 6 canções, composto entre 1840-1841, fazendo uso de poemas do livro La Comédie de la mort (1838) do amigo e vizinho Théophile Gautier (1811-1872). Originalmente escritas para voz e piano, a primeira canção viria a ser orquestrada em 1843 e as restantes cinco em 1856. O título do ciclo, de autoria do compositor, não remete para nenhum poema específico antes parece ser uma homenagem a Shakespeare, e à sua peça Sonho de uma noite de Verão. Verdadeiro ciclo emocional (ainda que não obedeça a nenhuma narrativa), amor, inocência, abandono, desejo, remorsos e paixão conduzem o ouvinte ao longo de um poderoso arco lírico, embalado por afetuosas harmonias, que descreve magistralmente o pulsar dos poemas.

Por último, a Sinfonia n.º 8, op.93, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Escrita entre abril e outubro de 1812, trata-se de uma obra a todos os níveis impar. Aparentemente conservadora e bem-humorada, com um ligeiro toque italiano, dada aos sucessivos contornos melódicos que apresenta, trata-se, na realidade, de uma sinfonia estruturalmente radical, onde a invenção harmónica, rítmica e tímbrica, se sobrepõe a qualquer lampejo de intensidade expressiva. Ao longo dos seus concisos 4 andamentos, ostinatos rítmicos, acordes curtos, silêncios inesperados, explosões dinâmicas seguidas de forte contenção, sinuosas linhas orquestrais que parecem querer rasgar o contraponto, diálogos suspensos, repetições incongruentes, fazem da Sinfonia n.º8 de Beethoven uma explosão de criatividade sem precedentes.

N. Côrte-Real (n. 1971)
Songs of Love and Nature

H. Berlioz (1803 – 1869)
Les nuits d’été, op. 7
I. Villanelle
II. Le Spectre de la Rose
III. Sur les lagunes: lamento
IV. Absense
V. Au cimetière: Claire de lune
VI. L’île inconnue

L. van Beethoven (1770 – 1827)
Sinfonia no 8 em Fa Maior, op. 93
I. Allegro vivace e con brio
II. Allegretto scherzando
III. Tempo di minuetto
IV. Allegro vivace

Entrada Livre, limitada à lotação da sala.