fbpx MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Química | ULisboa

Categoria de Eventos

MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Química

MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Química
15 de Fevereiro de 2024
17:15
Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico | Campus Alameda

MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Química

Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia Química do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Share MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Química

Programa:

17h15 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Prof. Moisés Pinto (30min + questões)
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

Existem alguns materiais especiais que possuem poros muito pequenos na sua estrutura. Estes poros têm o mesmo tamanho das moléculas (tamanho nanométrico) e isso permite aumentar muito o fenómeno de adsorção, ou seja, a acumulação de moléculas líquidas ou gasosas no interior dos poros. Nos últimos anos, o investigador Moisés Pinto tem estado envolvido no desenvolvimento destes materiais adsorventes e de processos de adsorção para algumas aplicações desafiadoras, de se destacam três exemplos: a captura de dióxido de carbono de efluentes gasosos industriais usando argilas porosas, para reduzir a pegada de carbono de grandes unidades industriais; a aplicação de materiais porosos híbridos para a captura de vapores nocivos e proteção do património cultural dentro dos museus; o armazenamento de óxido nítrico dentro de materiais adsorventes para a sua libertação em locais específicos do corpo humano para tratamento de vários tipos de doenças, como cicatrização deficiente, doenças cardiovasculares e terapias contra o cancro.

Moisés Luzia Pinto, doutorado em Química-Física, é Professor Associado do Departamento de Engenharia Química no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. MLP tem vindo a desenvolver investigação na área dos materiais adsorventes e aplicações relacionadas, nos últimos 15 anos, com vários tipos de materiais. O seu trabalho tem-se centrado principalmente na aplicação de materiais para separação/purificação de gases, armazenamento de gases e fornecimento terapêutico de gases. MLP foi/é Gestor Científico de 3 contratos de Investigação Industrial e Diretor Científico de 6 Projetos Públicos de Investigação em colaboração com empresas. Leciona nas unidades curriculares Processos de Engenharia Química e Biológica em Ambiente (Mestrado Engenharia do Ambiente); em Projeto de Engenharia Química, Síntese e Integração de Processos e Segurança e Utilidades Industriais (Mestrado Engenharia Química); em Projeto de Instalações Farmacêuticas (Mestrado em Engenharia Farmacêutica) e em Materiais Adsorventes e Processos de Adsorção, Produção de Polímeros e Segurança e Higiene Industrial (unidades curriculares opcionais).

Participação gratuita mediante inscrição.

Mais informações.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER