fbpx Plantas e Povos | ULisboa

1 de Janeiro de 2021 a 31 de Dezembro de 2021
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Plantas e Povos

Uma exposição sobre o uso das plantas pelos mais variados povos, apropriado pela ciência para diversos fins.

Share Plantas e Povos

A exposição "Plantas e Povos",  baseia-se no conhecimento etnobotânico tropical no que respeita ao uso tradicional e local da flora pelas populações africanas, asiáticas e americanas, mas também na incorporação na ciência europeia a partir do império colonial português, com particular ênfase nos séculos XIX e XX.
Nesta exposição é possível observar objetos etnobotânicos e etnográficos, fotografias e filmes das coleções provenientes do Instituto de Investigação Cientifica Tropical e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Dividida em três grandes núcleos – Transcender, Transformar e Cuidar – o visitante é convidado a conhecer o uso que o Homem tem feito das plantas ao longo da sua história para os mais diversos fins medicinais, estéticos, artísticos, alimentares, habitacionais, mobiliários, de transporte, vestuário, relacionados com rituais, entre outros. No final, no núcleo Refletir, o visitante é convidado a fazer uma breve reflexão sobre a conservação da biodiversidade vegetal.

Folheto informativo da exposição.