fbpx Variações Naturais | ULisboa

Categoria de Eventos

Variações Naturais

expo
1 de Janeiro de 2021 a 25 de Novembro de 2021
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Variações Naturais

Viagem pelas paisagens de Portugal.

Share Variações Naturais

A exposição reparte-se por dez áreas principais correspondendo a dez ecossistemas: urbano, montanhoso, florestal (incluindo bosque, montado e estepe), maciços calcários (incluindo grutas), sistemas aquáticos (águas rápidas, águas lentas, paul), estuário, costa arenosa, costa rochosa, oceanos e ecossistemas insulares, com enfoque nos Açores e na Madeira. As áreas da exposição são definidas combinando estruturas cenográficas, fotografia, vídeo e áudio com espécimes e modelos biológicos de mais de 140 espécies.

Portugal apresenta uma elevada riqueza de paisagens, valores naturais e biodiversidade. Essa diversidade é resultante da interação entre o clima, geologia e relevo, e acompanhada de enorme diversidade cultural. A exposição Variações Naturais dá a conhecer e a sentir esta diversidade, através da representação das principais paisagens e áreas protegidas nacionais, oferecendo aos visitantes uma viagem impossível: conhecer os principais ecossistemas portugueses, “reunidos” em 1200m2. Nesta experiência imersiva, em que todos os sentidos são convocados, os viajantes sobem a uma montanha, descem a uma gruta e mergulham nas profundezas oceânicas. Os visitantes passeiam encontrando plantas, animais e fósseis, escutando lendas e descobrindo relações entre espécies, pessoas e paisagens que vão da simples partilha de um espaço comum à predação, e da culinária à literatura.

Comissariado: Cristina Branquinho

Organização: Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.

Exposição inserida na programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020.
Mais informações.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER