fbpx World Water Day | ULisboa

22 de Março de 2023
Salão Nobre | ISA

World Water Day

Água e Regadio | Investigação e Transferência.

Share World Water Day

O sector agrícola é o principal utilizador de água na região mediterrânica e a procura será ainda exacerbada no futuro, sendo que as necessidades de água para a rega em algumas regiões poderão aumentar em 35% devido a maiores necessidades hídricas das culturas.

Mais de 80 % da produção agrícola na região mediterrânica provém de zonas de regadio, sendo crucial otimizar, de forma sustentável, a produtividade da água para assim se satisfazer a procura crescente de alimentos num contexto de crescente escassez de recursos hídricos.

Têm surgido, a nível Europeu e nacional, vários projetos focados na utilização do recurso água para a rega, tendo o Instituto Superior de Agronomia papel relevante na sua implementação. Diferentes abordagens são utilizadas, incluindo a determinação mais precisa das necessidades de rega das culturas em situação de referência e em contexto de alterações climáticas, a eficiência do uso da água a diferentes escalas (sistemas de rega na parcela agrícola e rede de distribuição), o uso de águas residuais tratadas para a rega, o impacto da rega na qualidade das águas superficiais e subterrâneas, a transferência de tecnologia e conhecimentos aos utilizadores finais, entre outras.

O objetivo deste evento é o de dar a conhecer vários projetos coordenados pelo ISA, ou em que este é participante do consórcio ou prestador de serviços. São projetos com diferentes abordagens mas que se complementam e promovem o estudo do recurso água e a otimizaçao da sua gestão relacionada com o regadio.

Mais informações.