fbpx Ana Luísa Soares | ULisboa

Ana Luísa Soares

Pró-Reitora Ana Luísa Soares
Escola 
Instituto Superior de Agronomia
Cargo / Função 
Pró-Reitores
Categoria Profissional 
Professor Auxiliar
Licenciatura 
Arquitetura Paisagista
Doutoramento 
Arquitetura Paisagista
Nota Biográfica 

Licenciada e Doutorada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Professora Auxiliar do Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Território (DRAT) do Instituto Superior de Agronomia. Docente na área científica de Arquitetura Paisagista, coordenadora das seguintes unidades curriculares: Vegetação aplicada ao Projeto de Arquitetura Paisagista, Vegetação no Espaço Urbano e Desenho Assistido por Computador. Desde 2009, colabora como docente do programa de doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana, criado em associação entre as Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto.

Desempenhou os seguintes cargos de gestão académica: Desde 2022 é membro do Conselho Científico; De 2017 a 2022 coordenadora do curso de mestrado em arquitetura Paisagista; de 2018 a 2022 membro do Conselho Pedagógico; de 2014 a 2018 membro do Conselho Científico; de 2009 a 2014 Vice-Presidente do Conselho de Gestão do ISA, tendo a seu cargo o pelouro do património (edificado e jardins).

Desde 1998 é investigadora do Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves" (CEABN), unidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa que integra o InBIO, Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (Laboratório Associado FCT), em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto, sendo atualmente a coordenadora do CEABN da área de investigação Desenho Ecológico e Arquitectura Paisagista.

Em 2003 foi co-fundadora, em conjunto com Cristina Castel-Branco, Teresa Chambel e Iole Sala, da Associação Portuguesa de Jardins Históricos. Uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para o estudo, defesa, preservação e divulgação dos jardins históricos.

Em 2016 integrou, como curadora na área da arquitetura paisagista, a comissão de gestão do Jardim Botânico de Lisboa e do Jardim Botânico Tropical, da Universidade de Lisboa. Desde 2019 é coordenadora do Jardim Botânico da Ajuda do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.