Ensino

40 Docentes e Investigadores reunidos na 2ª edição da Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira da ULisboa

Entre os dias 4 e 6 de setembro teve lugar a segunda edição da Formação para Docentes em Início de Carreira da ULisboa , na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Formação Pedagógica para Docentes ULisboa

Dos 114 inscritos nesta iniciativa, foram selecionados 40 docentes e investigadores em início de carreira, provenientes de 13 das Escolas ULisboa.

O docente em início de carreira enfrenta inúmeros desafios. Com uma experiência ainda inicial em sala de aula, a que se sucede um conjunto de dúvidas em torno da prática pedagógica e em torno de qual será o seu papel enquanto docente do Ensino Superior, esta é uma realidade sentida por muitos docentes. Como concluem Rugarcia et al. (2000), “a maior parte dos docentes começa a ensinar sem ter sequer cinco minutos de formação sobre como fazê-lo”. Na maior parte dos casos os docentes entram na academia como excelentes investigadores e procuram conhecimentos pedagógicos que os preparem para enfrentar os desafios do ensino.

Ciente destes desafios e com o intuito de oferecer respostas, a Reitoria da Universidade de Lisboa promoveu, em setembro, a segunda edição do Programa de Formação para Docentes em Início de Carreira, com um conjunto de workshops, de duração total de 15h, destinado a docentes e investigadores pertencentes às escolas da ULisboa e com pouca experiência de docente.

A iniciativa faz parte do plano de desenvolvimento pedagógico que se pretende implementar na ULisboa. O Programa para Docentes em Início de Carreira assenta em 4 pilares para o Ensino - Planear, Envolver, Transmitir e Avaliar - e procura promover o início de carreira docente com mais confiança, conhecimentos relevantes e, acima de tudo, estratégias e boas práticas comprovadas pela investigação em pedagogia universitária.

Tem como objetivo facilitar a adoção de metodologias ativas por parte dos novos docentes, modelando, em contexto formativo, um ambiente ativo de ensino aprendizagem, centrado nos formandos e com recurso a diversas metodologias ativas e tecnologias educativas, promotoras de momentos interativos com o grupo.