fbpx Bolsas de Investigação | ELA, Uma Causa de Todos | ULisboa

Bolsas de Investigação | ELA, Uma Causa de Todos

Bolsas de Investigação | ELA, Uma Causa de Todos

Bolsas de Investigação | ELA, Uma Causa de Todos

Share Bolsas de Investigação | ELA, Uma Causa de Todos

No seguimento do lançamento dos Prémios Santa Casa Neurociências em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou, em 2015, o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Reforçando a sua aposta na área da investigação, este programa pretende contribuir ativa e diretamente para a melhoria das condições de vida dos doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e colaborar na busca de um caminho para a cura desta doença. Esta iniciativa de apoio à investigação evidencia, uma vez mais, o envolvimento direto da SCML nos projetos de investigação, através do financiamento e do estabelecimento de parcerias, bem como da atribuição de bolsas de investigação, no sentido de incentivar a formação avançada de recursos humanos no combate a esta doença.

A ELA é uma doença neurológica degenerativa, progressiva, rara e sem cura, que se carateriza por provocar paralisia motora progressiva e irreversível.Com o objetivo de manter viva a esperança na construção de respostas mais eficazes no combate a esta doença, o programa promove e dinamiza a investigação científica fundamental ou clínica, de forma a incentivar contribuições significativas no âmbito da ELA, possibilitando novas estratégias na prevenção, tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.

Embora surja no seguimento dos Prémios Santa Casa Neurociências, esta iniciativa apresenta algumas diferenças significativas e inovadoras na atuação da Santa Casa. Pela primeira vez, a Santa Casa não se apresenta apenas como entidade financiadora mas como parceira que afeta os seus bolseiros de investigação ao projeto vencedor. Claramente, esta é uma nova perspetiva que mostra o entendimento e importância que a Santa Casa confere ao recursos humanos preparados para investigação em tópicos específicos como sendo a melhor via para alcançar os objetivos pretendidos. Nesta iniciativa a Santa Casa apresenta-se como entidade financiadora e como parceira. Ao afetar bolseiros de investigação ao projeto vencedor, acaba por fomentar a formação avançada nesta área.

Concurso de bolsas de investigação: A SCML informa que, no âmbito do seu programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), decorre entre 15 de Outubro e 30 de Novembro de 2018, um concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação científica, financiada por fundos próprios, com o objetivo de incentivar a formação avançada de recursos humanos no combate a esta doença.

 

Regulamento

Edital

Formulário de candidatura

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER