Passar para o conteúdo principal
Bolsas
Investigação e Inovação

Bolsas ERC na ULisboa: cerca de 50 bolsas e 80 milhões de financiamento

Estas bolsas, consideradas das mais prestigiadas no espaço europeu, distinguem projetos de excelência e reconhecem investigadores que se destacam pelas ideias inovadoras e potencialmente transformadoras.

Cores

Neste Dia Nacional da Cultura Científica em Portugal, destacamos o papel fundamental que as Bolsas ERC representam para o panorama da Ciência e da Inovação na Universidade de Lisboa.

As Bolsas ERC foram criadas em 2007 pelo European Research Council e a Universidade de Lisboa é a instituição de Ensino Superior nacional com mais bolsas atribuídas, com cerca de 50 bolsas que totalizam um valor próximo de 80 milhões de euros.

Estas bolsas representam mais de 25% do total nacional, número demonstrativo do papel da Universidade de Lisboa enquanto motor de inovação e conhecimento em Portugal e na Europa.

Os projetos financiados projetos contribuem para avanços em áreas como saúde, ciências naturais, ciências sociais e engenharia. Nas palavras da Professora Cecília Rodrigues, Vice-reitora da ULisboa, as bolsas ERC permitem a realização de “investigação de fronteira, de alto risco e com um grande potencial de inovação e impacto científico”.

A ULisboa aposta no reforço da participação em programas competitivos, promovendo ações de divulgação, formação e apoio personalizado. A ULisboa organiza regularmente iniciativas dirigidas a quem se candidata a bolsas de excelência, como as ERC, em estreita colaboração com especialistas na captação de financiamento europeu. 

No vídeo, destacamos alguns dos projetos que beneficiam deste financiamento: Edgar Gomes (GIMM, Faculdade de Medicina da ULisboa), Inês Fragata (Faculdade de Ciências da ULisboa), Marco Piccardo (INESC-MN, Instituto Superior Técnico da ULisboa) e Marina Costa Lobo (Instituto de Ciências Sociais da ULisboa) dão-nos a conhecer o papel destas bolsas na investigação que se faz na ULisboa.

 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Eduardo Peixoto
Alumni do Instituto Superior Técnico da ULisboa cria app para candidatos ao Ensino Superior
Professor e estudante da FMD
Estudante da Faculdade de Medicina Dentária da ULisboa distinguida no 22.º Jules Allemand Trophy
Professor Rui tato marinho no corredor do centro médico
Professor Rui Tato Marinho reforça equipa clínica do Centro Médico do EULisboa