fbpx Centro de Estudos de Teatro da FLUL e DGArtes vão apoiar financeiramente o teatro e a dança | ULisboa

Share Centro de Estudos de Teatro da FLUL e DGArtes vão apoiar financeiramente o teatro e a dança

O Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Direção-Geral das Artes (DGArtes) acabam de abrir um Programa de Apoio em Parceria, que vai permitir o tratamento de arquivos de artes performativas por companhias, estruturas e agentes, através da atribuição de um montante global de 350.000 euros às entidades que venham a ser beneficiárias.

Maria João Brilhante, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e antiga Diretora do CET, explica que esta parceria com a DGArtes “visa criar condições para que as estruturas, companhias ou artistas de artes performativas se ocupem dos seus arquivos ou acervos documentais e os tratem de forma a que possam ficar acessíveis ao seu estudo”.

A iniciativa do CET, subscrita por mais de uma dezena de artistas, agentes culturais e investigadores de diferentes áreas, surgiu ainda em 2020. Na sequência do primeiro confinamento devido à COVID-19, Maria João Brilhante e Ana Bigotte Vieira, investigadoras do CET, enviaram uma carta à Ministra da Cultura que chamava a “atenção para a urgência de tratar de acervos conservados precariamente e de usar o momento de interrupção da atividade artística para tal”.

O Programa de Apoio em Parceria agora lançado foi delineado pelo CET, que pretende que o mesmo tenha uma continuação ao longo de vários anos. Ao Centro de Estudos de Teatro compete estruturar e elaborar os materiais de candidatura e responder aos pedidos de esclarecimento por parte dos candidatos. “O CET participa [ainda] na selecção das entidades a apoiar, numa formação inicial acerca dos objectivos do projecto e das modalidades de tratamento documental mais adequadas e, por fim, no acompanhamento e apreciação dos relatórios finais”, esclarece Maria João Brilhante. O programa e o modelo de formação a seguir, assim como a respectiva carga horária, estão ainda a ser definidos. Já a DGArtes irá constituir uma comissão para apreciar os projetos recebidos do ponto de vista qualitativo e proceder à atribuição do apoio financeiro aprovado para o Pograma para cada um dos seleccionados.