Cultura e Lazer

“A colaboração saudável entre o tecido empresarial e a Universidade é uma das melhores formas de construir uma formação sólida”

No âmbito das comemorações dos 10 anos da ULisboa, foi inaugurada a 13 de abril, a exposição “Ensinar com a Indústria – Um percurso do projeto ao design de produto”, de Paulo Parra, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

A inauguração contou com a presença do Curador e Professor da Faculdade de Belas Artes, Paulo Parra, do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, e do Comissário para as Comemorações dos 10 anos da ULisboa, José Manuel Simões.

Esta exposição centra-se no desenvolvimento e na demonstração das parcerias que foram estabelecidas ao longo dos últimos 15 anos com o tecido industrial português.

O Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, abriu o certame com um agradecimento especial a Paulo Parra e a todos os estudantes “que ao longo dos últimos anos têm trabalhado numa arte muito aplicada e ligada à indústria”. Reforçou ainda que “é interessante ver a forma como são pensados os objetos que usamos diariamente. A verdade é que alguém os idealizou, projetou e criou.”

O Comissário para as Comemorações dos 10 anos da ULisboa, José Manuel Simões, também aproveitou o momento para agradecer a Paulo Parra a proposta que apresentou. “Esta iniciativa, de facto, faz jus à própria fusão. Nós estamos aqui a conhecer aquilo que é o esforço de um curso, dos próprios alunos e das parcerias que existem com o tecido empresarial. Naturalmente, isto tem muito a ver com aquilo que é a Universidade de Lisboa”.

Paulo Parra, sempre sorridente, agradeceu aos alunos “que agora são meus colegas” e reforçou que “em Design de Produto e Serviços trabalha-se ativamente em parceria com empresas portuguesas. Estas parcerias são uma mais-valia estrutural na formação dos estudantes e na construção de uma experiência em contacto com o meio profissional de vital importância para a consolidação da formação nesta área.”

A exposição “Ensinar com a Indústria – Um percurso do projeto ao design de produto” estará patente na Reitoria da Universidade de Lisboa até dia 2 de junho.