Passar para o conteúdo principal

No dia 16 de julho, a ULisboa assinalou o 13.º aniversário da fusão da antiga Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa, num encontro que reuniu a comunidade académica no Jardim Botânico Tropical.

Dia da ULisboa

A comemoração iniciou com a visita guiada ao Jardim Botânico Tropical, conduzida por Ana Godinho, Curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e por César Garcia, Coordenador do Jardim Botânico Tropical, uma atividade que proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecerem melhor este espaço da Universidade de Lisboa.

Seguiu-se uma breve sessão solene no Palácio dos Condes da Calheta, que contou com as intervenções do Vice-Reitor Jorge Relvas, do Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Pais, e do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira. Os oradores destacaram a importância da Universidade enquanto entidade promotora do conhecimento, da inovação e do progresso. 

Uma das ideias centrais deste momento foi a reflexão sobre o papel das universidades no mundo atual e o impacto que estas podem ter na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e justo. 

Nas palavras de Luis Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, "a pergunta que nós temos de fazer permanentemente é: qual é o nosso papel? Como é que vamos mudar o mundo assim sublinhando a missão das universidades na transformação da sociedade através da educação, da investigação e da criação de conhecimento.”

Após a cerimónia, foi assinado um protocolo de colaboração entre os Museus e Monumentos de Portugal e a Universidade de Lisboa. O acordo estabelece os termos, condições e responsabilidades das duas instituições no âmbito da organização, pelo Museu Nacional do Azulejo, de uma exposição temporária no Palácio dos Condes da Calheta, integrada no projeto Open Azulejo. Esta iniciativa pretende criar uma rede de locais com património azulejar representativo, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer e apreciar o azulejo in situ, em espaços que habitualmente se encontram encerrados ou têm acesso condicionado. 

Após a assinatura do protocolo, os participantes puderam visitar livremente a exposição temporária do Museu Nacional do Azulejo, patente no Palácio dos Condes da Calheta. A visita foi antecedida por uma breve apresentação da Diretora do Museu Nacional do Azulejo, Rosário Salema de Carvalho.

O programa encerrou com a gravação ao vivo de uma edição especial inteiramente dedicada à comunidade da ULisboa do podcast “Vamos Todos Morrer” conduzido por Hugo van der Ding e Tiago Ribeiro.

Decorreu assim, num ambiente informal e inspirador, este Dia da Universidade de Lisboa que constituiu uma oportunidade de reforçar laços entre a comunidade académica.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA