fbpx Discussões animadas e criativas durante o Evento Comunitário de Verão da Unite!. | ULisboa

Lively and creative discussions during Unite! Summer Community Event.

Share Discussões animadas e criativas durante o Evento Comunitário de Verão da Unite!.

Nos dias 13-15 de junho, uma cidade de Estocolmo viva e quase sempre soalheira acolheu mais de 200 estudantes e membros da equipa Unite! para o Evento Comunitário de Verão da Unite!. O evento reuniu membros das Task Forces do Erasmus+ e dos Pacotes de Trabalho do Horizonte 2020, e foram agendadas cerca de 30 reuniões. Foram ainda organizados vários seminários abertos sobre diferentes temas relacionados com a Unite!.

Devido à pandemia da COVID no início deste ano, o quinto Dialogue que decorria em Estocolmo em março, organizado pelo Instituto Real de Tecnologia KTH, foi transformado num evento online. No entanto, as reuniões presenciais para as Task Forces e Grupos de Trabalho, que deveriam ter decorrido durante o Dialogue, foram reagendadas para junho.

O KTH está extremamente contente por ter organizado o Evento Comunitário de Verão presencial da Unite! como complemento do Dialogue KTH em março de 2022. A importância deste evento também se prendeu com o facto de, pela primeira vez, toda a comunidade se ter reunido fisicamente no mesmo espaço, incluindo os colegas envolvidos no projeto H2020, que até aqui apenas tinham tido a possibilidade de se reunir online, afirma Mirko Varano, Principal Agente de Ligação da Unite! no KTH.

Durante o Evento Comunitário, representantes das várias Task Forces, Pacotes de Trabalho e Grupos de Trabalho que trabalharam criativamente em estreita colaboração ao longo destes três últimos anos tiveram a possibilidade de planear a fase final do piloto. Esta fase conduzirá, muito provavelmente, à total implementação da Aliança no período ainda mais ambicioso de novembro de 2022 a outubro de 2026 (com uma possível extensão até ao fim de 2028), no qual as atividades conjuntas da Unite! serão otimizadas e implementadas a uma escala muito maior em todas as universidades parceiras.

O evento também constituiu a primeira ocasião em que uma série de representantes das duas futuras universidades parceiras, a Universidade de Tecnologia de Graz e a Universidade Técnica de Wroclaw, se juntaram presencialmente às atividades da Aliança.

Na sessão aberta de boas-vindas, Stefan Östlund, Vice-presidente de Relações Globais do KTH, fez um breve discurso sobre o tema da Internacionalização Responsável. O Evento Comunitário também ofereceu seminários sobre temas como o Campus Sustentável, Competência Intercultural, Igualdade de Género, Diversidade e Igualdade de Condições, bem como uma visita ao Laboratório Interno do KTH, onde os estudantes vivem e dormem, monitorizados por sensores, no âmbito de um projeto de investigação. O evento contou ainda com apresentações dos estudantes e equipas de estudantes vencedores do hackathon H@ck your Covid e do concurso Unite!4Future.

O próximo Dialogue decorrerá em Turim nos dias 20-22 de setembro de 2022 e será o último Dialogue Unite! durante a fase piloto.

Fonte: Unite!