fbpx Dois projetos da ULisboa selecionados para o Programa UP – Ensino Superior 2024 | ULisboa

Dois projetos da ULisboa selecionados para o Programa UP – Ensino Superior 2024

Dois projetos da ULisboa selecionados para o Programa UP – Ensino Superior 2024

Dois projetos da ULisboa selecionados para o Programa UP – Ensino Superior 2024

Share Dois projetos da ULisboa selecionados para o Programa UP – Ensino Superior 2024

A FLAD vai financiar em 105 mil euros cinco projetos de Instituições de Ensino Superior Portuguesas que visam desenvolver parcerias para a internacionalização destas instituições, em parceria com universidades dos Estados Unidos. 

Os projetos “Advancing Oral Health Education in Portugal and USA”, da Faculdade de Medicina Dentária da ULisboa, e “HOPTEC” do Instituto Superior Técnico foram dois dos selecionados.

O projeto “Advancing Oral Health Education in Portugal and USA” representa uma colaboração relevante entre a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e a West Coast University em Orange County, Estados Unidos. O principal objetivo é reforçar a cooperação académica e atividades de investigação em higiene oral, abrangendo as componentes académicas, clínicas e comunitárias. Pretendemos desenvolver programas conjuntos de pós-graduação em higiene oral e iniciar esforço para graus académicos comuns num futuro próximo. Vamos também formar e desenvolver competências para professores e alunos e promover a educação em saúde oral através de aprendizagem colaborativa online internacional (COIL), abrangendo assim estudantes e docentes de graduação e pós-graduação em higiene oral.

O projeto "HOPTEC" resulta de uma colaboração entre o Instituto Superior Técnico (Técnico Lisboa) e a Universidade Johns Hopkins (Hopkins) e tem como principal objetivo avançar na investigação científica conjunta em áreas prioritárias, bem como aumentar oportunidades para estudantes de mestrado e doutoramento das duas instituições. Pretende-se, através deste projeto, cimentar as dinâmicas já existentes e partilhá-las com as comunidades Hopkins e Técnico = HOPTEC. A partilha será conseguida dando palco aos alunos, através de seminários conjuntos, da realização de um simpósio anual a acontecer rotativamente, e de uma competição que deverá resultar em apoio financeiro para mais estudantes poderem beneficiar de um período de estudos e investigação na instituição parceira. Pretende-se fomentar oportunidades de investigação conjunta e de transferência de conhecimento; impulsionar avanços científicos através de trabalho interdisciplinar e apresentações internacionais que irão beneficiar ambas as instituições.

Nesta edição do UP, a FLAD recebeu mais de duas dezenas de candidaturas. O júri selecionou cinco projetos de internacionalização de Instituições de Ensino Superior portuguesas que demonstram um compromisso com o objetivo de promover laços institucionais mais profundos entre instituições em Portugal e nos Estados Unidos, e com a internacionalização das suas instituições.

Fonte: FLAD

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER