fbpx Fortalecimento dos Ecossistemas Unite! no VIII Unite! Dialogue Wrocław | ULisboa

Fortalecimento dos Ecossistemas Unite! no VIII Unite! Dialogue Wrocław

VIII Unite! Dialogue Wrocław

Fortalecimento dos Ecossistemas Unite! no VIII Unite! Dialogue Wrocław

Share Fortalecimento dos Ecossistemas Unite! no VIII Unite! Dialogue Wrocław

De 19 a 21 de setembro de 2023, a Wrocław Tech acolheu o VIII Unite! Dialogue, sob o tema "Unite! Ecosystems". Representantes de todas as universidades da aliança, incluindo professores, funcionários, estudantes e decisores, convergiram para participar em debates que irão moldar o futuro da Universidade Europeia.

O VIII Unite! Dialogue contou com um workshop estratégico altamente produtivo, especificamente concebido para presidentes e reitores, permitindo aos decisores moldar ativamente a estratégia da aliança. Além disso, o VIII Unite! Dialogue em Wrocław proporcionou uma oportunidade para reforçar a colaboração com os representantes do ensino superior ucraniano. Para além das reuniões dos grupos de trabalho, o evento também contou com sessões transversais, interactivas e plenárias, oferecendo uma perspetiva abrangente sobre a Aliança como um todo. Estas sessões proporcionaram aos participantes uma compreensão mais profunda dos diversos pontos fortes, conhecimentos e pontos de vista dentro da comunidade Unite!

Os debates ao longo do VIII Unite! Dialogue mostraram as redes de colaboração estreitas e extensas que já construímos nos domínios da educação, da inovação e da investigação. Juntos, como uma aliança, estabelecemos um ecossistema Unite! forte e vibrante. Estou convencida de que o VIII Dialogue inspirou uma multiplicidade de caminhos para reforçar ainda mais estes ecossistemas no futuro. Ajudou-nos a solidificar a nossa identidade como uma comunidade para fazer avançar a Unite!

Prof.ª Tanja Brühl, Presidente da Unite!

O Prof. Arkadiusz Wójs, Reitor da Wroclaw University of Science and Technology, sublinhou: "No contexto do VIII Unite! Dialogue, sob o lema "Unite! Ecosystems", sublinhamos a importância crucial de promover a colaboração e a integração na esfera multifacetada dos ecossistemas universitários europeus. Estes ecossistemas entrelaçam intrinsecamente o mundo académico, a indústria e a sociedade, formando a espinha dorsal do progresso. É através da colaboração sinérgica destas partes interessadas que podemos fazer avançar eficazmente a educação e a ciência, as duas contribuições fundamentais que as universidades europeias oferecem ao crescimento global."

Durante o Dialogue, os participantes empenharam-se em várias reuniões de grupos de trabalho, onde partilharam experiências, deliberaram sobre projectos em curso e apresentaram as melhores práticas relacionadas com a colaboração. Esta troca de ideias incentivou a fertilização cruzada de conceitos e o início de projectos inovadores no ecossistema Unite! A participação dos estudantes foi não só uma componente vital, mas também uma força motriz ao longo de todo o evento, realçando o seu papel inestimável na formação da aliança. Um grupo diversificado de estudantes, em representação do SURE!, participou ativamente nas reuniões dos grupos de trabalho, juntamente com o corpo docente e o pessoal, fornecendo novas perspectivas e perspectivas.

O Dialogue contou ainda com a participação de delegados de sete universidades ucranianas ativamente envolvidas no projeto "Green Transition in Ukrainian Universities", juntamente com a Wrocław Tech, financiado pela Agência Polaca de Intercâmbio Académico (NAWA). Paralelamente, os colegas das universidades ucranianas e da Agência Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior da Ucrânia têm trabalhado em estreita colaboração com a comunidade de peritos Unite!, centrada na criação de uma "Comunidade de Inovação Aberta para a Transição Verde". Esta convergência de esforços marcou um momento crucial para estabelecer novas ligações e discutir possíveis projectos de colaboração, particularmente no domínio da transição verde. Além disso, a Wrocław Tech recebeu cerca de 60 estudantes de sete universidades ucranianas durante o Dialogue, apresentando uma gama de 12 diferentes workshops, selecionados pelos estudantes baseados nas suas preferências.

Fonte: Unite!