Passar para o conteúdo principal
Outros
Investigação e Inovação

Ricardo Cabral, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (ULisboa) foi distinguido com o Prémio Científico IBM referente ao ano de 2014. O investigador, doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo programa conjunto do IST e da Carnegie Mellon University (CMU), dos EUA, no âmbito do programa CMU Portugal, recebe o Prémio IBM pelo trabalho desenvolvido na sua tese “Unificação de modelos low-rank models para problemas de aprendizagem visual".

O trabalho agora premiado insere-se na área da visão computacional com grande impacto em aplicações nas áreas da robótica, arquitetura, realidade virtual, navegação e mapeamento do território.

O investigador, que trabalha atualmente na Apple depois de ter passado pela Google onde ajudou a criar o Indoor Maps, teve a orientação científica dos professores João Paulo Costeira e Alexandre Bernardino do IST e do professor Fernando De La Torre da CMU.

Ricardo Cabral classifica a entrega deste prémio como “uma honra e um orgulho ao ver o trabalho distinguido juntamente com outros vencedores, cientistas de renome internacional, que admiro e respeito”.

O Prémio Científico IBM, cujo objetivo é distinguir o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e das Tecnologias da Informação em Portugal, celebra nesta edição os seus 25 anos, sendo já considerado o maior galardão nesta área em Portugal. O trabalho de Ricardo da Silveira Cabral foi premiado pela qualidade e rigor matemático, bem como pelo potencial já demonstrado na aplicação em problemas de classificação de objetos em imagem com pouca supervisão.

Notícia relacionada

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA