Investigadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa integram equipa internacional de cientistas que desenvolveu uma nova forma de produzir experimentalmente ‘plasma de matéria – anti-matéria’ encontrado no espaço profundo, abrindo uma nova fronteira na astrofísica laboratorial.
Investigadores do Instituto Superior Técnico integram projeto que consegue gerar “bolas de fogo” de plasma em laboratório
Luís Oliveira e Silva, professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Coordenador do Grupo de Lasers e Plasmas/IPFN, juntamente com Pablo Bilbao e Filipe Cruz, estudantes do Instituto Superior Técnico, colaboraram com Arrowsmith e outros cientistas na conceção de uma experiência inovadora que utiliza as instalações HiRadMat no acelerador Super Proton Synchrotron (SPS) da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), em Genebra, Suíça. A equipa do Instituto Superior Técnico foi responsável pelas simulações numéricas e pela interpretação teórica que apoiaram o esforço experimental.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!