fbpx Lançamento da Cátedra UNESCO Futuros da educação | ULisboa

Lançamento da Cátedra UNESCO Futuros da educação

Share Lançamento da Cátedra UNESCO Futuros da educação

Teve lugar no dia 20 de março, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o lançamento da Cátedra UNESCO Futuros da Educação.

A Cátedra UNESCO – Futuros da Educação, agora criada na Universidade de Lisboa, tem como objetivo responder ao convite da Comissão Internacional da UNESCO que redigiu o relatório Reimagining our futures together: A new social contract for education para continuar a reflexão sobre os futuros da educação, no plano nacional e internacional, com uma atenção especial concedida aos países de língua portuguesa.

A cerimónia de lançamento contou com a apresentação da Cátedra UNESCO Futuros da Educação, pelo Professor António Sampaio da Nóvoa, titular da nova Cátedra (António Sampaio da Nóvoa é doutor em Educação e em História e foi Embaixador de Portugal na UNESCO, de 2018-2021), tendo sido aberta a sessão pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira.

Na abertura da cerimónia, o Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, deu as boas vindas a todos à Universidade de Lisboa e enunciou o objetivo desta nova cátedra de continuar a reflexão sobre os futuros da educação, fazendo nota de que “A educação que, nas palavras de João dos Santos, é a arte de fazer falhar a própria educação, supõe um interrogar constante sobre o que somos e para onde queremos ir enquanto sociedade, ou melhor, enquanto sociedades.”.

O titular da nova cátedra, Professor António Sampaio da Nóvoa, mencionou que “o gesto mais importante deste relatório é afirmar-se como um convite e não como um relatório, no sentido tradicional do termo. Um convite à reflexão e à ação conjuntas à colaboração: co, labor, ação – ação através de um labor conjunto. A transformação da educação não virá de uma nova reforma, nem de um novo método, nem de uma nova tecnologia, mas da nossa capacidade de pensarmos e agirmos em conjunto.”.

A cerimónia contou também com as intervenções da Presidente da República Federal Democrática da Etiópia, Mme Sahle-Work Zewde e do Presidente da Assembleia da República, Professor Augusto Santos Silva, bem como do Professor Luís Carvalho (Diretor do Instituto de Educação da ULisboa), da Professora Teresa Vasconcelos (Escola Superior de Educação de Lisboa), do Professor Sérgio Niza (Movimento da Escola Moderna), da Professora Hermínia Vilar (Reitora da Universidade de Évora).

O Presidente da Assembleia da República, Professor Augusto Santos Silva, referiu que a lógica da UNESCO é “entender que os baluartes da paz são a educação, a ciência, a cultura e, também, a comunicação e a informação”, enaltecendo o empenho conjunto na criação da Cátedra UNESCO Futuros da Educação.

António Sampaio da Nóvoa realçou ainda a ideia de que “Não há soluções prontas acabadas, há dúvidas, há perguntas. O futuro não é o que está para acontecer mais tarde, mas, sim, o que já existe, em milhares e milhares de experiências por esse mundo fora, em Portugal também. Por isso, o melhor que podemos fazer é identificar, estudar, apoiar, partilhar e dar visibilidade a estas experiências, dando corpo a um movimento de transformação”, como aquele que esta Cátedra UNESCO Futuros da Educação se destina a apoiar.

Em 2018, por proposta de Portugal, a UNESCO iniciou a elaboração de um terceiro relatório sobre os futuros da educação. O primeiro foi publicado em 1972, sob a coordenação de Edgar Faure, com o título Aprender a ser. O segundo foi publicado em 1996, sob a coordenação de Jacques Delors, com o título Educação: Um tesouro a descobrir. O terceiro relatório, apresentado na 41.ª Conferência Geral da UNESCO, em Novembro de 2021, elaborado sob a coordenação de Sahle-Work Zewde, tem o título Reimaginando juntos os nossos futuros: Um novo contrato social da educação.

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e a Presidente da República Federal Democrática da Etiópia, Sahle-Work Zewde, tinham presidido já, juntamente com a Directora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, ao início dos trabalhos da Comissão Internacional, em sessão realizada nas Nações Unidas, em Nova Iorque, no dia 26 de Setembro de 2019.

O relatório Reimagining our futures together: A new social contract for education foi elaborado por uma Comissão Internacional de 18 membros, da qual fez parte António Sampaio da Nóvoa, que assumiu as funções de “Chair of the research-drafting committee of the International Commission”. Este relatório pode ser consultado, em diversas línguas, no sítio web da UNESCO. Pode consultar aqui a versão inglesa e a versão portuguesa.