fbpx Leonor Saúde e João Barata ganham prémio Pfizer | ULisboa

Leonor Saúde e João Barata ganham prémio Pfizer

Share Leonor Saúde e João Barata ganham prémio Pfizer

Entre os três trabalhos reconhecidos, Leonor Saúde e João Barata, ambos Professores na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), foram galardoados com o Prémio Pfizer.

Leonor Saúde salientou que há fármacos para, em experimentação animal, eliminar células senescentes, o que permite uma recuperação motora e sensitiva dos ratos lesionados. As células senescentes, explicou, são uma primeira resposta a um stresse, mas podem ter um efeito negativo ao longo do tempo.

A cientista disse que houve da parte dos ratos afetados uma recuperação, mas que não foi total. "Ainda temos muito caminho para andar", disse, acrescentando que o trabalho é muito promissor, mas que ainda há muita investigação a fazer em animais até que se chegue aos humanos. Para já considera que reduzir essas células pode ser o caminho.

João Barata, também considera que o trabalho de investigação que desenvolve pode melhorar o conhecimento sobre a leucemia e apontar caminhos para o desenvolvimento de novos tratamentos. A leucemia, ou cancro no sangue, tem origem em células que são essenciais para a resposta imunológica contra uma série de fatores, mas que passam a tumorais, lembrou o cientista, acrescentando que o que foi estudado foi uma molécula que é expressa à superfície dessas células.

O cientista relata que, "o nosso trabalho mostra que há uma subversão do sistema, uma molécula boa que se converte e causa cancro. O estudo também aponta que podemos arranjar estratégias para atacar as células tumorais", usando pequenas moléculas que entram para dentro dessas células e impedem os processos bioquímicos que levam à leucemia.

Créditos: Fotografia - Gonçalo Ribeiro, iMM; Montagem - Cláudia Silva, iMM