Manuel Aires Mateus vence o Prémio Pessoa 2017

O Prémio Pessoa 2017 foi atribuído a Manuel Aires Mateus.

Licenciado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras, nomeadamente na Graduate School of Design da Universidade norte-americana de Harvard.

O júri elogiou o caracter inovador do arquiteto e destacou algumas das obras mais emblemáticas do arquiteto "No estrangeiro, destacam-se o Centro de Criação Contemporânea de Tours e o Museu de Design e Arte Contemporânea em Lausanne. Em Portugal, destaca-se a sede da EDP em Lisboa, onde, com dois fragmentos paralelos, o arquiteto constrói uma praça virada a sul protegida por brise-soleils, com grande efeito plástico. Nestes edifícios, ultrapassa-se o mero cumprimento do programa, construindo-se cidade".

O Prémio Pessoa é concedido anualmente a uma personalidade portuguesa que durante esse período e na sequência de uma atividade anterior tenha sido protagonista duma intervenção inovadora e relevante na vida artística, literária ou científica do País.

Foto: Atelier Aires Mateus