fbpx Música na Universidade | Entrevista com o Programador Cultural da ULisboa | ULisboa

Música na Universidade | Entrevista com o Programador Cultural da ULisboa

Share Música na Universidade | Entrevista com o Programador Cultural da ULisboa

No âmbito da Música na Universidade falámos com o Programador Cultural da ULisboa, Professor Henrique Oliveira, sobre os objetivos deste projeto.

1. Qual a importância da cultura para a Universidade de Lisboa?

A Universidade tem que ser um lugar que não se limite à crença das ciências e do entendimento, mas que se abre às dinâmicas da complexidade humana presentes nas artes, na literatura e na pluralidade das opiniões sobre as pessoas e o mundo. A cultura não pode deixar de constituir sempre uma prioridade numa Universidade moderna e numa sociedade civilizada.

2. O que podemos esperar deste projeto "Música na Universidade"?
Dispondo de equipamentos notáveis como a Aula Magna da Reitoria, mas onde pontificam os jardins botânicos na rua da Escola Politécnica e Tropical em Belém, e onde o Pavilhão de Portugal vai ocupar o seu natural lugar na centralidade da Universidade e Lisboa, entre muitos outros espaços de grande qualidade, a Universidade de Lisboa terá uma programação cultural própria integrada na área da música e artes de palco, integrando ainda exposições, ciclos de teatro e cinema.
É, nesta perspetiva, que pretendemos dotar a Universidade e a cidade de uma programação que una a comunidade da Universidade e o público em geral, que funcione como uma marca da qualidade da Universidade de Lisboa. O nosso projeto visa criar público, criar rotinas, reforçar e criar tradições, dar aos membros da Universidade, da cidade e do mundo, um sentimento de pertença.

3. Pode falar-nos um pouco acerca da programação da temporada?
Na programação da temporada temos um ciclo de Concertos de Música de qualidade, sem distinções de género ou de tipo desde a música do mundo até ao rock, passando pelo jazz, música clássica e ópera, a serem apresentados na Aula Magna, nas Escolas, no Pavilhão de Portugal e nos jardins botânicos da Universidade com caráter regular. Estes concertos serão inseridos numa temporada cultural vasta, que inclui espetáculos externos, co-produções e programas de iniciativa exclusiva da reitoria, com concertos sinfónicos, de jazz, óperas e o acolhimento de artistas consagrados em Portugal e no Mundo.

Música na Universidade