fbpx Observar e Aprender | ULisboa

Observar & Aprender

Observar e Aprender

Share Observar e Aprender

O projeto Observar & Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

A equipa proponente deste projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de três bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de cerca de 100 docentes de 11 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo limite continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de Unidades Orgânicas da ULisboa em anos letivos futuros.

Pretende-se promover as competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

Realizar-se-á no início de cada edição um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

Seminário de 3 de outubro de 2017