fbpx Premiados da competição 3 Minutos de Tese | ULisboa

Premiados da competição 3 Minutos de Tese

Share Premiados da competição 3 Minutos de Tese

A Final da competição 3 Minutos de Tese, teve lugar no dia 30 de maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Na primeira edição do concurso 3 Minutos de Tese da Universidade de Lisboa, foram 12 os finalistas encontrados para explicar a importância e o impacto da sua investigação a um público não especializado, em apenas três minutos e recorrendo a um único diapositivo.

A primeira vencedora do 3 Minutos de Tese ULisboa é Maria Catarina Botelho, estudante de doutoramento no Instituto Superior Técnico, com a apresentação do projeto “Fala, um marcador para deteção de doenças”.

"Quando alguém fala, mesmo que não percebamos as palavras, conseguimos perceber intenções, informação demográfica, e é também possível identificar informação do estado de saúde", explicou a vencedora do 3 Minutos de Tese na sua apresentação. O projeto de Maria Catarina Botelho permite diagnosticar corretamente casos de apneia do sono e outras doenças, neurológicas ou respiratórias, através de um algoritmo treinado para identificar os padrões da nossa voz e fala.

A segunda premiada é Patrícia Alexandra Pereira Chaves, da Faculdade de Ciências, com a apresentação do projeto “Aliados voadores para uma agricultura sustentável”, com a sua investigação sobre a melhor forma de conjugar as aves e morcegos nos arrozais da Guiné-Bissau com uma agricultura sustentável. O terceiro vencedor desta competição é Matteo Pisano, doutorando do Instituto Superior Técnico, com um projeto dedicado a compreender melhor os primórdios do nosso Universo, com o título “E da luz se fez… Matéria!”.

Aos premiados desta primeira edição 3 Minutos de Tese, além dos diplomas de reconhecimento de mérito, são atribuídos os prémios, nos montantes de 5.000€, 2.000€ e 1.000€, ao primeiro, segundo e terceiro classificado, respetivamente.

A Universidade de Lisboa organizou a competição 3 Minutos de Tese (3MT) em parceria com o jornal PÚBLICO e com a FLAD - Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento, tendo como objetivo estimular as competências de comunicação de ciência dos estudantes de doutoramento.

Fotografias César Garcia | MUHNAC-ULisboa