fbpx Professor Manuel Heitor condecorado com Medalha Tiradentes | ULisboa

Professor Manuel Heitor condecorado com Medalha Tiradentes

Share Professor Manuel Heitor condecorado com Medalha Tiradentes

Manuel Heitor, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi condecorado com a Medalha Tiradentes, uma das maiores homenagens atribuídas pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

No dia 8 de junho de 2022, o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e doutor Honoris Causa pela Universidade de Carnegie Mellon (CMU), foi condecorado com a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

A cerimónia de atribuição foi conduzida pelo presidente do ALERJ, deputado André Ceciliano, e contou com a presença do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, bem como representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Consulado de Portugal no Brasil.

A proposta da atribuição da medalha foi feita pelo presidente da ALERJ, dado o percurso profissional do professor Manuel Heitor, que contou uma elevada dedicação ao setor da educação, enquanto docente, investigador, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Governo de Portugal desde novembro de 2015, e ex-secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, entre março de 2005 e junho de 2011.